Vaticano pede

Cristãos e hinduístas devem juntos promover a liberdade religiosa

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso enviou nesta quinta-feira, 20, uma mensagem intitulada "Cristãos e hinduístas: juntos para promover a liberdade religiosa", por ocasião da Festa de Deepavali, quer este ano será celebrada na quarta-feira, 26.

O Pontifício Conselho, destaca na mensagem que a liberdade de religião é a resposta aos conflitos que, em várias partes do mundo, têm uma motivação religiosa. “Quando este direito é negado, todos os outros direitos humanos estão em perigo”, diz a mensagem.

Quando é respeitada e promovida, a liberdade religiosa permite aos fiéis colaborarem com mais entusiasmo com seus compatriotas na construção de uma ordem social justa e humana, salienta o orgão do Vaticano.

A mensagem chama cristãos e hinduístas a unirem seus esforços para promover a liberdade religiosa como uma responsabilidade comum, pedindo aos chefes das nações que jamais deixem de lado a dimensão religiosa da pessoa humana.

O texto se conclui recordando que, daqui uma semana, muitos líderes religiosos de todas as partes do mundo se união ao Papa Bento XVI em peregrinação a cidade italiana de Assis para renovar o compromisso assumido, 25 anos atrás, com o Papa João Paulo II, a construir pontes de paz e harmonia.

O Deepavali, também transcrito como Diwali ou Deepawali, é uma festa religiosa hinduísta conhecida como o festival das luzes. Este festival simboliza a destruição das forças do mal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo