Intolerância religiosa

Cristãos de Laos são ameaçados de expulsão

As autoridades civis do distrito de Atsaphangthong, na província de Savannakhet, no Laos, determinaram que os cristãos das várias aldeias do distrito devem renunciar à sua fé, sob pena de expulsão do local. A decisão foi anunciada no último final de semana durante reunião oficial entre as autoridades e a população civil da aldeia de Huay.

O motivo da ameaça é o crescente número de conversões ao Cristianismo no país. Os cristãos do distrito rejeitaram a decisão, alegando que o direito à liberdade religiosa é garantido pela Constituição. Afirmaram à Agência Fides, que preferem a expulsão a renunciar a própria fé.  

A ONG "Human Rights Watch para Lao Religious Freedom" (HRWLRF), denunciou o descumprimento do artigo constitucional, "muitas vezes ignorado pelos funcionários públicos locais, em muitos bairros das diversas províncias", relata o comunicado.

A organização pediu ao governo de Laos para reforçar o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, ratificado em 2009. Em comunicado, a ONG pediu ainda que o governo garanta a plena liberdade religiosa e vigie os abusos dos funcionários públicos contra os cristãos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo