Testemunho

Cristãos de Gaza são exemplo para todo mundo, diz padre brasileiro

Sacerdote brasileiro que é pároco em Gaza relata drama da população local com recentes conflitos na região; faltam combustível e elementos básicos

Jéssica Marçal, com colaboração de Danusa Rego
Da Redação 

Padre Mário da Silva mora em Gaza e relata situação de conflitos / Foto: Reprodução

Uma recente escalada de violência voltou a assustar a população em Gaza, região constantemente afetada por conflitos entre israelenses e palestinos. Neste mês de julho, bombardeios deixaram mortos e centenas de feridos. 

Vendo essa realidade de perto está o padre Mário da Silva, brasileiro que mora em Gaza e é pároco da comunidade latina da Sagrada Família. Ele pertence à congregação religiosa Instituto do Verbo Encarnado e é missionário há 20 anos. 

Padre Mário diz que a tensão tem sido grande nos últimos dias, seja pelos bombardeios, seja pela escassez de elementos básicos ou ainda pelo medo que as pessoas têm de que se comece uma nova guerra, “tudo o que nós não precisamos agora aqui neste momento”, relata. 

Os cristãos são minoria na região: de 1100 a 1200, segundo o sacerdote, e desse total apenas 138 são católicos. São pessoas que enfrentam muitas dificuldades, mas dão um grande testemunho ao mundo. 

“Os cristãos aqui de Gaza são realmente um exemplo para todo mundo. Seja em meio às grandes dificuldades que eles passam por aqui, sempre agradecem a Deus por todos os benefícios. A palavra mais comum, mesmo em meio aos bombardeios, é uma palavra árabe que significa ‘graças a Deus’, e por isso são um grande exemplo para todos os cristãos do mundo”. 

Essa realidade de conflitos no Oriente Médio não passa despercebida aos olhos da Igreja. O Papa Francisco tem feito muitos apelos em prol da região. Em um dos mais recentes, ele foi a Bari, região sul da Itália, convidando líderes de igrejas e comunidades cristãs para que juntos rezassem pela paz no Oriente Médio. 

“O anseio de paz suba mais alto que todas as nuvens escuras. Os nossos corações permaneçam unidos e voltados para o Céu, à espera que torne, como nos tempos do dilúvio, o tenro ramo da esperança (cf. Gn 8, 11). E o Médio Oriente seja, já não um arco de guerra estendido entre os continentes, mas uma arca de paz acolhedora dos povos e dos credos”, disse Francisco na conclusão do encontro. 

Padre Mário expressa agradecimento ao Papa Francisco por suas orações. “O Papa é uma guia muito grande para os cristãos aqui. Ele nos ensina a como viver a esperança em meio às grandes dificuldades (…) Em meio às grandes dificuldades que nós vivemos é que vemos a fortaleza desses cristãos que aqui estão. Eles vivem realmente com muita esperança, com muita fé e com muito amor a Deus todas as dificuldades que eles passam”.

Segundo o sacerdote, a principal ajuda que pode ser dada aos cristãos que lá estão é justamente a oração. “Nossa situação é tão complexa, que parece que a ajuda vem somente de Deus. Somente Deus pode resolver toda essa situação que nós vivemos aqui, situação política e sócio-econômica. Realmente, as orações são a ajuda principal que nós necessitamos”, finalizou. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo