Lançamento

Criado o Foro virtual de estudos "Joseph Ratzinger"

Acaba de ser criado o "Foro de Estudos Joseph Ratzinger", dedicado a difundir pela Internet o pensamento do teólogo que hoje é o Sumo Pontífice da Igreja, o Papa Bento XVI.

foro virtual, (www.unav.es/tdogmatica/ratzingercriado) na Universidade de Navarra, quer fundamentar e unificar algumas iniciativas teológicas e intelectuais dispersas que estão centradas na vida e na obra do atual Pontífice.

Trata-se de um fundo documental na web no qual existe uma cronologia atualizada, uma bibliografia das obras de e sobre Joseph Ratzinger, alguns recursos bibliográficos em formato eletrônico e uma série de estudos sobre o importante teólogo alemão.

A página oferece, além da cronologia e bibliografia do Papa, textos e estudos, colocando à disposição dos internautas um material de difícil acesso, ou que se encontrava disperso em diferentes sites da internet.

Trata-se de uma realização do professor Pablo Blanco Sarto, da faculdade de teologia da Universidade de Navarra, com a colaboração de Fernando Mendoza, do Instituto de Antropologia e Ética da mesma universidade.

O professor Pablo Blanco comentou à agência Zenit que "por enquanto recolhemos textos em inglês e espanhol, mas não excluímos a possibilidade de incorporar documentos em outras línguas. Pretendemos que o foro tenha o mais amplo alcance possível. E a internet permite este diálogo sem fronteiras".

"Em princípio, nossa prioridade é difundir os textos mais pessoais de Joseph Ratzinger, pois seu magistério como Bento XVI está muito bem recolhido em outros muitos lugares", revela este teólogo.

No foro "existem também textos pessoais no tempo do pontificado, por exemplo, o 'Jesus de Nazaré', que também queríamos abordar", assinala.

Bento XVI ainda não sabe que existe este foro: "A verdade é que por enquanto não dissemos nada, pois queremos que, com o tempo, possa ser uma interessante fonte de dados. Mas certamente não excluímos a possibilidade de dar-lhe a conhecer esta iniciativa mais adiante, quando tenha um pouco mais de corpo. Pensamos que poderia ser uma bonita surpresa", confessa o professor Blanco.

O foro espera ampliar seu fundo documental com sugestões dos usuários.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo