Consequências sociais

Covid: "no Paquistão, há pessoas que não comem", alerta bispo

O bispo de Faisalabad, Dom Indrias Rehmat, descreve a situação no país que tem 300 mil contágios e mais de 6 mil mortes por covid-19

Da redação, com VaticanNews

Perda de empregos em todos os níveis – de empregos precários a empregos de escritório -, perda de colheitas. “As pessoas têm medo, há pessoas que não fazem refeições, e aqueles que comem muitas vezes não comem uma refeição de verdade”. E as consequências sociais em termos de aumento da criminalidade também são evidentes. É o quadro preocupante que apresenta bispo de Faisalabad, Dom Indrias Rehmat, no Paquistão.

Seu testemunho, recolhido pela Ajuda à Igreja que Sofre britânica, focaliza sua atenção na crise alimentar no país, que a pandemia tornou mais aguda.

A Igreja Paquistanesa tenta ajudar, mas as dificuldades superam as forças. “Pedimos às pessoas que viessem até nós – diz o prelado -, mas o problema é que não temos recursos suficientes.” O dinheiro que nossas paróquias tinham já não existe mais. Os fundos diminuíram porque muitas pessoas não podem vir à igreja por causa da Covid-19″.

Em tal situação, Dom Rehmat alertou para o perigo de uma agitação social. “Quando as necessidades básicas são negadas”, disse ele, “as pessoas roubam e roubam”, e o medo adicional é que “quando o isolamento aqui for levantado, o risco de comportamento criminoso poderá aumentar”.

No Paquistão, as mortes devidas à Covid-19 são mais de 6.150, com quase 290.000 casos confirmados, embora os testes, informa o bispo de Faisalabad, não sejam tão generalizados como se esperaria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo