Contra aquecimento global, Papa pede acordo livre de pressões

Papa enviou mensagem à Conferência da ONU sobre mudanças climáticas; ele diz que luta contra o aquecimento global requer respostas coletivas e responsáveis

Jéssica Marçal
Da Redação

Francisco defende respostas coletivas na luta contra o aquecimento global / Arquivo

Francisco defende respostas coletivas na luta contra o aquecimento global / Arquivo

Para lutar contra o aquecimento global, o Papa Francisco defende uma resposta coletiva que ultrapasse interesses particulares e esteja livre de pressões políticas e econômicas.  Essas e outras ponderações sobre o clima estão presentes na mensagem que o Pontífice enviou para a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, em curso de 1º a 12 de dezembro em Lima, no Peru.

As palavras de Francisco foram divulgadas nesta quinta-feira, 11, pelo Vaticano. No texto, o Pontífice afirma que as questões sobre o clima são de uma grave responsabilidade ética e moral, lembrando que o tempo para encontrar soluções globais está acabando.

Leia também
.: Bispos defendem novos modelos contra mudanças climáticas

Tendo em vista que várias partes do planeta já sofrem com as consequências das mudanças climáticas, Francisco enfatizou o imperativo ético de agir, com ações coletivas e responsáveis.

“Uma resposta coletiva que também seja capaz de superar a desconfiança e de promover a cultura da solidariedade, do encontro e do diálogo; capaz de mostrar a responsabilidade de proteger o planeta e a família humana”, disse o Papa.

Francisco deixou seus votos de sucesso à Conferência de Lima e encontros futuros que serão decisivos para as negociações climáticas. “Formulo os meus melhores votos a fim de que as vossas reflexões e iniciativas deem frutos e estejam a serviço de todos os homens”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo