A conta do Papa Francisco na rede social Twitter está perto de chegar aos 10 milhões de seguidores, nas nove línguas disponíveis, incluindo mais de 830 mil em português.
"Para conhecer o Senhor, é importante encontrar-se frequentemente com Ele: escutá-lo em silêncio no Sacrário, abeirar-se dos sacramentos”, foi a mensagem publicada nesta segunda-feira, 21, pelo Papa no twitter.
O texto disponibilizado em @Pontifex_pt foi o 171º em português, desde o início do pontificado, em 13 de março.
As mensagens são publicadas em nove línguas para mais de 9 milhões e 935 mil seguidores: português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, polaco, árabe e latim.
Segundo o presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, os mais de 9 milhões de seguidores do Papa e o impacto dos seus ‘tweets’, que chegam a 60 milhões de pessoas, representam um sucesso midiático que poucos líderes conseguem atingir.
A conta @Pontifex é a que tem o maior número de repetições (retweets) em todo o mundo, segundo um estudo do site ‘Twiplomacy’.“Os ‘tweets’ do Papa são repetidos em média por 11 mil vezes, fazendo dele o mais influente líder mundial”, ressalta o site especializado.
O especialista em ciberteologia e diretor da revista jesuíta “Civiltà Cattolica”, padre Antonio Spadaro, afirma que a linguagem do Papa é marcada pela espontaneidade e imediatez. “Por isso, a sua mensagem é acolhida, comentada, retweetada”, afirma o sacerdote.
A conta no Twitter foi inaugurada em 12 de dezembro de 2012, por Bento XVI. No final de seu Pontificado, em fevereiro de 2013, a conta já possuía mais de 3 milhões de seguidores.