ANIVERSÁRIO

Construção do Santuário Nacional completa 70 anos unindo fé e acolhida

Construído para acolher a crescente devoção a Nossa Senhora Aparecida, o Santuário Nacional celebra 70 anos . No maior templo mariano do mundo, nossa reportagem apresenta detalhes dessa história de fé e arquitetura.

Reportagem de Carla Zanon e Rivelino Correa

Uma beleza que encanta… que descansa a alma do romeiro…  que o leva a uma experiência com Deus por meio deste Santuário. “A Igreja está maravilhosa, cada dia mais está assim perfeita, perfeita, não tem o que falar assim da arquitetura, de tudo, muito maravilhoso”, falou a peregrina de Santo André(SP), Lidiane Chaperini.

Uma obra de encher os olhos e que foi pensada e projetada com riqueza de detalhes há 70 anos. “Esses espaços, essas arcadas, esse espaço que ao mesmo tempo que é sóbrio, é forte, é amplo, então dá esse sentido de acolhimento e leveza, representando uma Igreja que está de braços abertos para acolher este fiél”, pontuou o professor de história, Diego Amaro.

O Santuário Nacional começou a ser construído em 11 de novembro de 1955. Isso porque a Basílica Histórica foi ficando  pequena para tantos devotos. Era a fé ganhando mais espaço e acolhendo os filhos de Nossa Senhora.

A pedra fundamental, do templo, pode ser vista pelos fiéis que visitam a Casa de Nossa Senhora.  Ela está localizada na nave norte,  lado esquerdo da Igreja. “E além de ter sido o início de toda construção, também foi escolhida pelos redentoristas para ser a primeira das fachadas a ser finalizada neste revestimento em mosaico”, explicou a orientadora de cultura, Ellen Antunes Martins. 

A arte sacra não é apenas externa. Na parte interna também é possível admirar os requintes do artista. Os símbolos levam os fiéis a mergulharem na oração.. E num lugar assim é impossível ficar distante de Deus. “A gente tem através de alguns detalhes a fauna e a flora brasileiros representados, os anjos trazem os traços diferentes artísticos, nos detalhes que ele tem, que são traços da própria cultura do Brasil, onde a gente tem o anjo indigena, o anjo africano, o anjo europeu, o anjo caboclo. Então são todos detalhes que estão perto da nossa cultura”,acrescentou Ellen. 

Um Santuário que abraça cada filho. Por meio das pinturas estampadas nas paredes do templo, o fiel é impulsionado a chegar mais perto dela, Nossa Senhora. Tudo aqui é feito para Deus e por meio Dela, a Mãe Aparecida.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo