O 12º Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos realizaram, nesta segunda-feira, 27, sua sétima reunião. Os trabalhos discutidos foram sintetizados em um comunicado à imprensa.
O secretário geral do Sínodo, arcebispo Nikola Eterovic, recordou, em sua intervenção, que de 7 a 28 de outubro de 2012 se celebrará a 13ª assembleia geral do Sínodo dos Bispos, que abordará o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Os membros do Conselho examinaram o projeto de instrumento de trabalho da 13ª assembleia, detendo-se à questão dos destinatários da nova evangelização e na identidade do cristão em sua relação com Cristo.
O comunicado informa que o debate sobre o primado da fé tem sido muito frutífero e que as influências da cultura atual tornam difícil a transmissão da fé e representam um desafio para a Igreja e também para os cristãos. “Nesse contexto, o Ano da Fé será uma ocasião propícia para aprofundar o dom da fé recebido pelo Senhor para vivê-lo e transmiti-lo aos demais”, relata o documento.
Outro ponto enfatizado foi a transmissão da fé dentro da família, onde os jovens aprendem tanto o conceito como a prática da fé cristã. “A obra insubstituível da família se prolonga na catequese desenvolvida nas instituições eclesiais, sobretudo através da liturgia com os sacramentos e a homilia, ou também dando espaço às missões paroquiais, à piedade popular, aos movimentos e às comunidades eclesiais”.