Novidade

Conselho Pontifício para Leigos lança site dedicado à mulher

O Conselho Pontifício para os Leigos abriu na internet uma seção dedicada à mulher. O site www.laici.org nasce como fruto do Congresso "Mulher e homem, a totalidade do humanum", que o Conselho Pontifício para os Leigos realizou em Roma de 7 a 9 de fevereiro, deste ano, para celebrar os 20 anos da carta apostólica de João Paulo II "Mulieris dignitatem".

Rocío Figueroa Alvear, responsável da seção "Mulher" do Conselho Pontifício para os Leigos, afirma que a novidade na rede é conseqüência do "interesse manifestado pelas 280 delegadas provenientes de diversas partes do mundo" que disseram claramente que era necessário "continuar com a reflexão empreendida, manifestando ao mesmo tempo a importância de estreitar os vínculos entre movimentos, associações e pessoas concretas que trabalham pela promoção da dignidade e a missão da mulher".

"Trata-se de um fórum aberto e informal", comenta Figueroa Alvear, que é responsável pelo estudo e o aprofundamento nos ensinamentos do Magistério pontifício sobre a mulher, como também pesquisas e análises de especialistas e intelectuais".

Um dos objetivos deste novo recurso on-line é "aprofundar na questão antropológica, que parta da unidade originária da pessoa sobre a qual se funda a relação recíproca entre homem e mulher", recorda esta teóloga, doutora em cristologia.

"E isso sem descuidar a reflexão sobre a diferença antropológica entre o 'eu feminino' e o 'eu masculino' que, longe de converter-se em um obstáculo e um abismo profundo e insuperável entre o homem e a mulher, oferece os elementos para uma maior riqueza da expressão do humanum em todas as dimensões da sociedade", comenta.

"Nesse site, buscaremos sentir 'in ecclesia', em companhia de todas as mulheres que nos precederam na fé com seu testemunho de santidade e de vida", assinala esta responsável.

"É nas santas e particularmente no mistério de Maria que podemos contemplar com clareza e transparência a feminilidade redimida e elevada à sua dignidade mais alta. Estas figuras de santas são modelos concretos para tantas mulheres cristãs que anseiam viver sua identidade batismal e leiga com maior consciência e ao mesmo tempo se perguntam sobre sua missão na Igreja", sustenta.

Rocio Figueroa, que quer "confiar a Maria esta nova iniciativa" do Conselho Pontifício para os Leigos, presidido pelo cardeal polonês Stanislaw Rylko, aponta que "o confrontar-nos com novos paradigmas culturais e novos desafios não nos faz esquecer que ainda em tantos lugares do mundo a dignidade da mulher não só não é reconhecida, mas também ferida, sofrendo ainda as conseqüências da miséria, da violência e marginalização".

Uma presença "mais incisiva" da mulher no âmbito familiar, educativo, político, econômico, cultural e eclesial será "chave" para o futuro da humanidade, para "edificar uma comunidade humana que possa expressar-se desde a riqueza da contribuição feminina e masculina", afirma.

A cultura de rede está detrás da iniciativa, que pretende unir "todas aquelas pessoas ou grupos comprometidos neste campo, buscando favorecer o conhecimento recíproco e a sinergia entre todos".

O site conta com a ajuda de vários leigos e também religiosos, como a professora Geórgia Salatielloo e a biblista Nuria Calduch Benages, da Pontifícia Universidade Gregoriana, a professora Giulia di Nicola e o professor Atílio Danese.

Para enviar informações e comunicações: donna2008@laity.va

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo