Santa Sé

Conselho para a Economia se reúne no Vaticano

Formado por sete leigos e oito cardeais, Conselho coordena assuntos econômicos e administrativos da santa Sé

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Conselho para a Economia do Vaticano, formado por sete leigos e oito cardeais, para a coordenação dos assuntos econômicos e administrativos da Santa Sé, se reúne novamente nesta quinta-feira, 4.

Dentre as funções deste órgão econômico, cujo Prefeito é o cardeal australiano George Pell, estão a preparação de um orçamento anual, o planejamento financeiro e a gestão dos recursos humanos. O Conselho se reúne periodicamente para avaliar diretivas e práticas concretas, preparar e analisar os relatórios da atividade econômica da Santa Sé.

Depois da última reunião, em 8 de julho, o Vaticano apresentou um amplo plano de reformas em alguns órgãos financeiros, principalmente no Instituto para Obras Religiosas (IOR), dirigido pelo economista francês Jean-Baptiste De Franssu. Essencialmente, o IOR deixou de ser uma entidade de investimentos e passou a ser um banco de depósitos.

Naquela ocasião, o Vaticano anunciou profundas mudanças nos fundos de pensão, na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA) e também em seus meios de comunicação.

Por outro lado, o Conselho de nove cardeais cuja missão é aconselhar o Papa no governo da Igreja e ajudá-lo na reforma da Cúria se reunirá pela sexta vez a de 15 a 17 de setembro.

O último encontro, de 1 a 4 de julho, ficou marcado pela saída do Presidente do Banco Vaticano, o alemão Ernst von Freyberg, e a incorporação do Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, ao Conselho.

Leia mais
.: Papa institui secretaria para assuntos econômicos da Santa Sé

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo