Genebra 2

Conselho Mundial das Igrejas pede intervenção pacífica na Síria

Em relatório por ocasião do Genebra 2, CMI pediu intervenção pacífica da ONU nos conflitos na Síria

Da Redação, com Agência Fides

Conselho Mundial das Igrejas pede paz na Síria

As igrejas podem mobilizar a opinião internacional, diz secretário-geral do CMI / Foto: Arquivo oikoumene.org

O Conselho Mundial das Igrejas (CMI) pediu à ONU uma intervenção pacífica nos conflitos na Síria.  O pedido foi feito por meio de um relatório enviado ao representante das Nações Unidas para a região, Lakhdar Brahimi. O documento será divulgado no encontro de Genebra, Suíça, na próxima quarta-feira, 22.

“Não há tempo a perder, muitas pessoas morreram ou foram obrigadas a deixar suas casas”, declara o secretário-geral do CMI, Reverendo Olav Fykse Tveit. Participaram da elaboração do documento católicos, ortodoxos, protestantes e anglicanos de vários países.

O CMI enfatiza que “as igrejas podem mobilizar a opinião internacional, condenando tudo aquilo que há de ruim nesta situação e apoiando o bem supremo que é a paz, uma paz justa”, destaca o reverendo.

“No conflito sírio não existe uma solução militar, mas é urgente um cessar-fogo imediato de todos os confrontos e hostilidades no território. O caminho justo é desenvolver um processo completo e inclusivo para a instauração de uma paz justa e reconstruir a Síria”, alerta o documento.

Segundo o secretário-geral, o encontro do CMI para a elaboração do documento foi acompanhado por uma oração ecumênica para manifestar “solidariedade ao povo sírio e para pedir a Deus o dom da reconciliação”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo