Reunião do C8 no Vaticano

Conselho dos cardeais elabora introdução da nova Constituição

Conselho dos cardeais  estava reunido com o Papa no Vaticano desde segunda-feira, 15

Da redação, com Rádio Vaticano

conselho-cardeaisA sexta reunião do Conselho dos Cardeais, no Vaticano, terminou na tarde desta quarta-feira, 17. O grupo, constituído pelo Papa Francisco, para auxiliá-lo no governo da Igreja e na reforma da Cúria estava reunido desde segunda, 15.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, concedeu uma coletiva na manhã de hoje para relatar os passos dados pelos cardeais durante estes dias. O Santo Padre acompanhou os trabalhos, com exceção desta manhã, devido a Audiência Geral.

Os cardeais dedicaram os trabalhos das reuniões anteriores à avaliação de todas as Congregações e Pontifícios Conselhos, com uma especial atenção às auditorias das Comissões referentes às questões econômicas e organizativas (COSEA e CRIOR) e às questões relacionadas aos Dicastérios econômicos, assunto considerado praticamente concluído, após a constituição do Conselho e da Secretaria para a Economia. A este propósito, a coletiva de imprensa realizada em julho com o Cardeal Pell, tratou dos resultados deste trabalho e do início das atividades destes novos organismos.

Na presente reunião, o Conselho dos Cardeais retomou os trabalhos ocupando-se dos outros Dicastérios, ao mesmo tempo em que foram propostas ou apresentadas ao Conselho as contribuições preparadas pelos cardeais conselheiros sobre os vários temas de sua competência.

As atenções das reuniões destes dias foram focadas em dois temas principais: “laicato e família”, – “um campo muito amplo, que abraça muitos argumentos”, disse Padre Lombardi, exemplificando “o papel da mulher na sociedade e na Igreja, a juventude, a infância, assim como as associações e movimentos leigos e assim por diante” – e “justiça, paz, caridade, migrantes, refugiados, saúde, tutela da vida e da ecologia, em particular ecologia humana” -, ou seja, as grandes temáticas de competência dos Pontifícios Conselhos atuais e as formas de tratá-las em modo coordenado e integrado.

O Diretor da Sala de Imprensa de Santa Sé observou que o Conselho de Cardeais não toma decisões, apenas formula propostas ao Papa, que certamente, pretende aprofundar as consultas, também no que diz respeito aos diversos dicastérios, envolvendo também os seus responsáveis. Assim, as propostas do Conselho serão ulteriormente estudadas e o Santo Padre pode, por exemplo, falar sobre elas nas reuniões com os chefes dos dicastérios, que são regularmente convocados.

Nova Constituição

Foi também elaborado um esboço de introdução para a nova Constituição. Para agilizar esta nova fase dos trabalhos, o Cardeal Oscar Maradiaga, Coordenador do Grupo dos 9, preparou um esquema para facilitar a organização das contribuições e das reflexões já realizadas nas reuniões precedentes e a integração das novas.

A previsão é de que as próximas duas reuniões do Conselho (9-11 de dezembro de 2014 e 9-11 de fevereiro de 2015) o esboço da nova Constituição atinja um estágio avançado de maturação, tornando assim possíveis ulteriores consultas que o Papa queira realizar.

Tutela de menores e mídia vaticana

No que tange à Comissão para a tutela dos menores, foi publicada nos dias passados a nomeação do Secretário Dom Robert Oliver. Nas próximas semanas serão precisados outros importantes aspectos sobre os Estatutos e membros ulteriores da Comissão. Está previsto que sejam definidos em concomitância com a próxima reunião da Comissão, nos primeiros dias de outubro.

A respeito da Comissão sobre a mídia vaticana, presidida por Lord Chris Patten, foi definido que a primeira reunião terá lugar na Casa Santa Marta de 22 a 24 de setembro, e se ocupará, fundamentalmente, em traçar um quadro de informações necessárias para o trabalho dos membros (muitos deles externos ao mundo vaticano), da programação do trabalho a ser realizado nos próximos meses e ao método a ser seguido. A comissão, nesta primeira reunião, vai estabelecer uma estratégia própria de comunicação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo