O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, informou, nesta quarta-feira, 4, sobre o andamento dos trabalhos do Conselho dos Cardeais, que está no segundo dia de reuniões.
Segundo Padre Lombardi, o clima de trabalho é sereno, cordial e aberto entre os cardeais. “O grupo é pequeno e isso facilita o desempenho do diálogo”, relata nota do porta-voz.
Na tarde desta terça-feira, 3, o secretário de Estado, Dom Pietro Parolin, participou da reunião. "O encontro foi relativamente breve, pois o objetivo de Dom Parolin era saudar os cardeais e manifestar sua disponibilidade de colaboração", disse Padre Lombardi.
Na manhã desta quarta-feira, 4, durante a terceira reunião, os cardeais retomaram o estudo sobre os vários organismos da Santa Sé, a partir das congregações, e, depois, sobre os Pontifícios Conselhos. Foi realizada uma análise detalhada das Congregações para Causas dos Santos, Educação Católica e Evangelização dos Povos.
“Deve-se notar que esta é uma primeira consideração e, naturalmente, em seguida, serão retomadas as reflexões numa etapa sucessiva, mais completa”, assinala a nota vaticana.
A reunião do Conselho de Cardeais teve início, nesta terça-feira, 3, e será encerrada no próximo dia 5. O Conselho composto por oito cardeais, representantes dos cinco continentes, foi criado pelo Papa Francisco com o objetivo de auxiliá-lo na reforma da Cúria Romana e no Governo da Igreja.
Leia mais:
.: Conselho de cardeais volta a reunir-se com o Papa
.: Conselho de Cardeais segue intenso, diz porta-voz do Vaticano
.: Conselho discute mudanças consistentes na Cúria, diz padre Lombardi