Conhecer e realizar a vontade de Deus, orienta Papa

Francisco disse que fiéis devem pedir a Deus a graça de sentir o desejo de realizar a Sua vontade

Da Redação, com Rádio Vaticano

Francisco orienta fiéis a rezar e pedir a graça de realizar a vontade de Deus / Foto: L'Osservatore Romano

Francisco orienta fiéis a rezar e pedir a graça de realizar a vontade de Deus / Foto: L’Osservatore Romano

É preciso rezar a Deus e pedir todos os dias a graça de entender a Sua vontade e de realizá-la completamente. Este é o ensinamento que o Papa Francisco ofereceu na homilia da manhã desta terça-feira, 27, na Casa Santa Marta.

O Santo Padre lembrou a lei antiga feita de prescrições e proibições, de sacrificar animais, o que não tinha a força de fazer justiça nem perdoar os pecados. Cristo demonstrou que o sacrifício que mais agrada a Deus é a oferta da própria vontade para fazer a vontade do Pai.

As leituras e o Salmo do dia conduziram a reflexão de Francisco a respeito de um dos sustentáculos da fé: a obediência à vontade de Deus. Esta, afirma o Papa, é a estrada da santidade, do cristão para que o plano de Deus seja realizado.

“O contrário teve início no Paraíso, com a desobediência de Adão. E aquela desobediência trouxe mal a toda a humanidade. Os pecados também são atos de desobediência a Deus, de não fazer a vontade de Deus. O Senhor, ao invés, nos ensina que esta é a estrada e que não há outra. E começa com Jesus, sim, nos Céus, na vontade de obedecer o Pai. Mas na terra começa com Maria: ela, o que disse ao Anjo? ‘Que seja feito aquilo que dizes’, isso quer dizer, que seja feita a vontade de Deus. E com este ‘sim’ ao Senhor, o Senhor deu início ao seu percurso entre nós”.

Francisco reconheceu que não é fácil realizar a vontade de Deus. Para o próprio Jesus, não foi fácil ser tentado no deserto e no Horto das Oliveiras. Também não foi fácil para alguns discípulos que acabaram deixando Jesus porque não entenderam o que significava “fazer a vontade do Pai”. E da mesma forma, não é fácil para o homem de hoje fazer a vontade de Deus.

“Eu rezo para que o Senhor me dê a vontade de fazer a sua vontade ou busco acordos porque tenho medo da vontade de Deus? Outra coisa: rezar para conhecer a vontade de Deus em relação a mim e à minha vida, sobre a decisão que devo tomar agora. Sobre a maneira de administrar as coisas”.

O Papa resumiu a homilia destacando essa necessidade de oração: rezar para sentir a vontade de seguir a vontade de Deus, rezar para conhecer a vontade de Deus e para realizá-la.

“Que o Senhor nos dê a graça, a todos nós, para que um dia possa dizer de nós aquilo que disse daquele grupo, daquela multidão que o seguia, daqueles que estavam sentados a seu redor, como ouvimos no Evangelho: ‘Eis minha mãe e os meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus é para mim irmão, irmã e mãe”. Fazer a vontade de Deus nos faz ser parte da família de Jesus, nos faz mãe, pai, irmã e irmão”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo