Há 25 anos, a TV Canção Nova exibe o programa ‘Preservação Ambiental’. O conteúdo considerado um dos mais antigos da grade, tem o objetivo de evangelizar com o que há de mais belo. Emerson Tersigni e Ederaldo Paulini foram atrás dessas belezas ao acompanharem os bastidores de uma gravação especial do programa. O resultado você confere, agora, na reportagem.
Imagens adicionais de Ederaldo Paulini, Emerson Tersigni,Cristiano Garcez e Reinaldo Esteves.
Além da Igreja, quem vive um jubileu neste ano de 2025 é o Preservação Ambiental, 25 anos de missão. E lá vamos nós para mais uma na companhia de uma grande equipe com as bênçãos do Pai das Misericórdias. “Celebrar esses 25 anos é levar para o conhecimento do nosso telespectador da TV Canção Nova e de quem nos acompanha também pelas redes sociais um pouquinho da beleza da criação, esse amor de Deus revelado a nós através de todo esse ambiente natural que nos cerca, mas também trazer o contexto de oração, do orar, do rezar, de se encontrar com essa beleza e saber que ali Deus está”, testemunhou o apresentador do ‘Preservação Ambiental’, Marcelo Chaves.
Nosso destino é a nascente do rio Paraíba do Sul, no Vale do Paraíba Paulista. O gigante corta três estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e abastece 14 milhões de pessoas em 180 municípios ao longo de seus 1120 km de extensão.
Nosso deslocamento até Areias no Vale Histórico é recompensado durante o trajeto. Que tal essa vista a partir da capela do Bom Jesus em Silveiras? Ela ainda fica melhor com a nossa lente, que ao ser ampliada faz despontar Cachoeira Paulista e o Santuário do Pai das Misericórdias. Chegar lá não foi tão simples. Em alguns trechos foi preciso descer do carro para conferir as condições da estrada. Entre algumas paradas e paisagens, a placa indica: ‘Esta é a área da nascente’.
Caminhamos mata adentro até chegar no local exato onde brota da terra a água sagrada. Agora, neste momento, acontece um gesto significativo, a oração de consagração à Nossa Senhora Aparecida. Afinal, estamos na nascente do rio Paraíba, que deu de presente para o Brasil sua padroeira. Fé e cuidado com a casa comum lado a lado.
“Primeiramente, os autores sagrados contemplaram a criação. Olha os salmos, todas as Sagradas Escrituras, ela é permeada falando sobre a criação. Começa em Gênesis falando de uma criação e termina em Apocalipse falando de uma criação transformada”, lembrou da Pastoral da Ecologia-Diocese de Lorena, padre Ailton Evangelista.
“A gente só tem agradecer todo o apoio que o Marcelo Chaves, a TV Canção Nova e o programa Preservação Ambiental nos dá ao longo desses 25 anos, divulgando o nosso trabalho e fazendo com que as pessoas tenham consciência de que preservar a natureza é preservar vidas”, afirmou da Polícia Militar Ambiental, o tenente Fábio Barbosa.
“Se o padre Jonas hoje estivesse aqui conosco, ele falaria assim: ‘Você está cumprindo o seu objetivo, aguenta firme, mas ainda tem muita coisa a se mostrar e a se registrar’”, concluiu Marcelo.