Há pouco menos de um mês, o Papa Bento XVI criou o Pontíficio Conselho para a Nova Evangelização. O novo organismo da Igreja assumirá um papel específico no que diz respeito ao anúncio do Evangelho.
Assista à reportagem
Dom Rino Fisichella foi, durante muito tempo, reitor da faculdade lateranense de Roma e presidente da Pontifícia Academia para a Vida. Agora, ele assume uma nova missão no Vaticano que mudará os rumos da evangelização em todo o mundo.
No Palácio São Calixto funcionam alguns dicastérios da Santa Sé, como o Pontifício Conselho para a Família e o Pontifício Conselho para os Leigos. No último dia 29 de junho, o Papa Bento XVI criou mais um dicastério chamado de Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. Mas o que levaria o Santo Padre a criar este novo órgão no Vaticano?
"Eu decidi criar este dicastério com o objetivo de promover uma renovada evangelização nos países que já receberam o primeiro anúncio da fé e por sua Igreja de antiga fundação que foram atingidas pela securalização da sociedade e também por um grande eclipse, em relação ao sentido de Deus", explicou o próprio Papa no dia em que criou o novo dicastério.
A partir das palavras de Bento XVI, Dom Rino Fisichella explica como a criação deste dicastério, do qual ele será presidente, possibilitará a toda Igreja uma retomada dos valores da fé.
"O Papa, com grande sabedoria, vê que o grande desafio do ocidente é este: saber anunciar de novo, com uma linguagem nova e uma maneira nova, aquilo que é o Evangelho de sempre", disse Dom Fisichella.
Apesar de já nomeado o novo presidente, somente em setembro o Papa dirá quais serão as diretrizes do novo órgão, a partir de uma carta de instituição feita por ele. Há uma intenção, por exemplo de ter um contato particular com as Conferências Episcopais de cada país, já que nas várias Igrejas particulares já existem iniciativas que privilegiam a nova evangelização.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com