Dados estatísticos

Conheça a Igreja na Bósnia, país que terá visita do Papa

Francisco visita a capital Sarajevo em 6 de junho; 439 mil católicos aguardam o Santo Padre

Da Redação, com dados do Boletim da Santa Sé

visita Papa sarajevo_bósnia_logo

Logo da visita do Papa Francisco a Sarajevo, na Bósnia

O Vaticano divulgou, nesta terça-feira, 19, alguns dados estatísticos sobre a situação da Igreja Católica na Bósnia-Herzegovina, país europeu que receberá uma visita papal. O Papa Francisco estará na capital Sarajevo no próximo dia 6 de junho.

Acesse
.: Programação da viagem do Papa a Sarajevo

Os dados são de 31 de dezembro de 2013, fruto do levantamento do Escritório Central de Estatística da Igreja. Em 51.197 quilômetros quadrados de superfície territorial, o país possui 3 milhões 833 mil habitantes, sendo que 439 mil são católicos. Há 4 circunscrições eclesiásticas e 304 paróquias, contabilizando 1439 católicos por centro pastoral.

Leia também
.: Bósnia: marceneiros muçulmanos constroem cadeira para o Papa
.: Visita muito aguardada, diz núncio sobre ida do Papa à Bósnia
.: Papa Francisco recebe bispos da Bósnia-Herzegovina

Dados de 7 de maio de 2015, revelam que há na Bósnia 6 bispos, 280 sacerdotes diocesanos, 344 sacerdotes religiosos, 537 religiosas professas e 144 catequistas. Com relação às vocações sacerdotais, são 96 seminaristas menores e 120 seminaristas maiores.

Na Bósnia, há ainda diversos centros de instrução de propriedade e/ou dirigidos por eclesiásticos ou religiosos, sendo 5 escolas maternas e primárias (2445 alunos), 9 de ensino secundário (2180 alunos) e 2 de ensino superior (161 alunos).

Obras de caridade

Com relação aos centros caritativos e sociais de propriedade e/ou dirigidos por eclesiásticos ou religiosos, a Bósnia tem 6 ambulatórios, 4 casas para idosos ou portadores de necessidades especiais, 4 orfanatos e creches, 6 centros de aconselhamento familiar e para a proteção da vida e 3 centros de educação ou reeducação social.

A visita papal

Francisco anunciou sua visita à Bósnia-Herzegovina em 1 de fevereiro desse ano, após rezar o Angelus com os fiéis na Praça São Pedro. Na ocasião, pediu orações pela viagem.

“Peço-vos, desde agora, que rezem para que a minha visita àquela querida população seja de encorajamento para os fiéis católicos, suscite fermentos de bem e contribua para a consolidação da fraternidade e da paz, do diálogo inter-religioso e da amizade”, pediu o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo