Dom Bosco e a Palavra

Congresso Mundial da Associação Bíblica Salesiana na Terra Santa

Professores de Sagrada Escritura de todos os cantos do mundo reuniram-se no Centro de Estudos "Santos Pedro e Paulo", em Jerusalém, conhecido como Ratisbona, para o VI Congresso Mundial da Associação Bíblica Salesiana. Ao centro do encontro, a exortação apostólica pós-sinodal “Verbum Domini”, de Bento XVI.

Participaram mais de 30 estudiosos de Sagrada Escritura. Também intervieram o conselheiro-geral para a Formação, padre Francisco Cereda, o subssecretário do Sínodo dos Bispos, Dom Fortunato Frezza, a conselheira-geral para a Formação das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Maria Américo Rolim, e o secretário do Reitor-Mor, Juan José Bartolomé.

A reflexão dos estudiosos desenvolveu-se a partir do Sínodo dos Bispos de 2008: “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”, bem como da sucessiva Exortação Apostólica de Bento XVI, “Verbum Domini”, através de um  aprofundamento das temáticas segundo uma perspectiva salesiana.

As análises foram guiadas por dois temas fundamentais: a formação religiosa e salesiana com relação às indicações do Sínodo e e a Palavra de Deus na pastoral juvenil contemporânea. As reflexões fizeram descobrir a atenção de Dom Bosco pela Sagrada Escritura, vista como base da ação educativa e pedagógica.

Às palestras seguiram-se os debates, confrontos e trabalho em grupo. No curso do Congresso, os salesianos biblistas encontraram-se com o Auxiliar do Patriarca latino de Jerusalém, Dom William Shomaly, e visitaram algumas obras salesianas da Terra Santa: Belém, Beit Gemal Nazaré e Cremisan, onde, em 1982, foi fundada a Associação  Bíblica Salesiana. Também foram muito interessantes os encontros com o vigário-patriarcal para os cristãos de expressão hebraica, Dom David Neuhaus, e com o arqueólogo franciscano padre Eugênio Alliata.

A visita  às escavações arqueológicas da cidade de Davi, nos sítios arqueológicos de Cesareia marítima, Séforis, Cafranaum e Magdala, como também ao kibbutz Nirt David, enriqueceram o Congresso.

“Vindo aqui às fontes, onde a Palavra se fez carne, aprenderemos mais e saberemos escutar mais”,  comentou padre Cereda.

A nova Presidência da Associação, eleita ao término dos trabalhos, terá a tarefa de propor algumas iniciativas inspiradas pelo congresso. O encontro aconteceu entre os dias 23 e 30 de agosto.

Confira um vídeo com o resumo do Congresso

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo