O Pontifício Conselho para a Família e a Academia de Juristas de Língua Portuguesa organizam, nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, na sede do Conselho para a Família, em Roma, o I Congresso dos Juristas de Língua Portuguesa. Os participantes no Congresso debatem, nestes dois dias, diversos desafios que a família enfrenta nos dias atuais: a fragilidade do matrimônio, o trabalho e o compromisso com a educação dos filhos, os idosos nas famílias, a ausência das famílias nos ordenamentos jurídicos.
O evento realiza-se por ocasião do 30° aniversário da “Carta dos Direitos da Família”, publicada em outubro de 1983 pelo Pontifício Conselho para a Família e dirigida a todas as pessoas, instituições e autoridades que trabalham em prol da família no mundo contemporâneo. O documento apresenta aos organismos internacionais, governos e a todas as pessoas, também não cristãs, uma formulação completa dos direitos fundamentais desta sociedade natural e universal que é a família.
Participam neste Congresso Internacional de Juristas Lusófonos, 30 especialistas que abordarão os temas propostos pelo organismo vaticano, a partir da realidade dos países de onde são provenientes. O Brasil está representado por sete participantes.
O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia inaugura os trabalhos, nesta manhã, com uma reflexão sobre o tema: “Família, recurso da sociedade”. A seguir, entre outros, o Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Dr. José Horácio Ribeiro, também oferecerá aos presentes a sua contribuição sobre a realidade da família no país.