Cardeal Gerhard Ludwig Müller

Congregação para a Doutrina da Fé tem novo prefeito

O Cardeal Gerhard Ludwig Müller, de 69 anos é de origem alemã foi criado Cardeal no primeiro Consistório do Papa Francisco, em fevereiro de 2014

Gaudium Press

Dom Luís Francisco Ladária Ferrer foi nomeado pela Papa Francisco como novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Dom Ladária, até agora, era o Secretário da mesma congregação para a qual foi nomeado Prefeito. Ele substitui o Cardeal Gerhard Ludwig Muller, que nos últimos cinco anos dirigiu o ex Santo Ofício tendo sido nomeado por Bento XVI em 2012.

O comunicado expedido pela Santa Sé no último sábado, 1º, afirma que Francisco “agradeceu ao Cardeal Gerhard Ludwig Müller ao concluir seu mandato de cinco anos como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e de Presidente da Pontifícia Comissão ‘Ecclesia Dei’, da Pontifícia Comissão bíblica e da Comissão Teológica Internacional”.

O Cardeal Gerhard Ludwig Müller, de 69 anos é de origem alemã foi criado Cardeal no primeiro Consistório do Papa Francisco, em fevereiro de 2014. Ele foi Bispo de Ratisbona e chegou ao Vaticano a convite de Bento XVI, em julho de 2012.

O comunicado informa também que o Papa “chamou para sucedê-lo nos mesmos cargos Sua Excelência Dom Luís Francisco Ladaria Ferrer, até agora Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé”.

Dom Luís Francisco Ladária

O novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé é espanhol, nasceu em Manacor e estudou na Universidade de Madrid, onde graduou-se em Direito, em 1966. Ele também foi nomeado por Bento XVI em 2008 para o cargo de Secretário da Congregação, cargo que ocupava até o presente momento.

Dom Ladária entrou para Companhia de Jesus em 17 de outubro de 1966. Ele frequentou a Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid, e a escola de Sankt Georgen de Filosofia e Teologia, na Alemanha.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 29 de julho de 1973. Dois anos depois de sua ordenação presbiteral, em 1975, tornou-se doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Sua tese de doutorado teve com título “O Espírito Santo em São Hilário de Poitiers.

Logo em seguida tornou-se professor de teologia dogmática da Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid. No ano de 1984, Dom Camillas assumiu também o mesmo cargo na Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma, onde ainda ele exerceu o cargo de vice-reitor, entre 1986 e 1994.

O Novo Prefeito foi nomeado por João Paulo II, em 1992 como membro da Comissão Teológica Internacional e consultor da Congregação para a Doutrina da Fé no ano de 1995. Sua nomeação como Secretário Geral da Comissão Teológica Internacional em 2004.

Em 9 de julho de 2008, ocasião em que foi nomeado Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé. Recebeu logo em seguida, em 26 de julho, a consagração episcopal das mãos do Cardeal Tarcisio Bertone, na Basílica de São Pedro.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo