Vaticano

Confirmada audiência do Papa com Premiê do Vietnã

O Papa Bento XVI receberá em audiência no dia 25 de janeiro o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Tan Dung, confirmou nesta quinta-feira o diretor da sala de imprensa vaticana, Federico Lombardi. O primeiro-ministro do Vietnã, um país comunista, será o primeiro mandatário vietnamita da história a visitar o Vaticano.

Nguyen Tan Dung terá uma audiência privada com o Papa Bento XVI no dia 25 de janeiro, informou o Vaticano. Pode ser o passo final para o estabelecimento de relações diplomáticas plenas entre a Santa Sé e um dos maiores países católicos da Ásia, depois de décadas de tensão, disseram especialistas. "Acho que o Vietnã quer agir logo porque isso vai colaborar para sua reputação internacional e eles precisam da ajuda da Igreja para serviços de assistência", disse o padre Bernardo Cervelera, um especialista que comanda a AsiaNews, uma agência de notícias católica com sede em Roma.

Em 2005, Bento XVI criou uma nova diocese no Vietnã, e um cardeal do Vaticano foi até o país para ordenar 57 novos padres numa cerimônia na catedral de Hanói. Dez por cento dos 82 milhões de vietnamitas são católicos, e centenas de milhares de católicos mudaram-se do Vietnã do Norte para o Vietnã do Sul quando o país foi dividido, com o fim do domínio colonial francês. As relações do Vaticano com o Vietnã foram afetadas porque a Igreja está associada ao passado colonial do Vietnã, e porque o governo nem sempre concordava com a nomeação de bispos pelos papas anteriores.

Embora a situação dos católicos venha melhorando cada vez mais desde a unificação comunista do Vietnã, em 1975, ainda persiste certa desconfiança com as atividades de líderes católicos e de outras religiões.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo