Tecnologia

Confira evolução do telefone em 148 anos de história

Em um século e meio, o telefone inovou as relações humanas na sociedade contemporânea a ponto de se tornar um item quase indispensável no dia a dia

Thiago Coutinho
Da redação

Neste 10 de março, é celebrado o Dia Mundial do Telefone / Foto: wichayada suwanachun por Vecteezy

O telefone é um aparelho que revolucionou a história da comunicação; sua invenção permitiu que as pessoas pudessem se comunicar por voz, à longa distância, instantaneamente. Consegue imaginar o tamanho da inovação causada pelo telefone nas relações econômicas e sociais em todo o planeta? Para se ter uma ideia deste impacto no mundo contemporâneo, somente no Brasil, segundo a Fundação Getúlio Vargas, são 249 milhões de smartphones — ou 1,2 aparelhos por habitante.

Leia também
.: Usar o celular antes de dormir pode afetar desenvolvimento infantil

A história do telefone (veja quadro abaixo) remonta ao longíquo 10 de março de 1876. Há quase um século e meio — 148 anos mais precisamente — o físico escocês e radicado em solo estadunidense Alexander Graham Bell engendrou um dos aparelhos mais utilizados pela humanidade, o telefone. Alguns historiadores, porém, questionam a atribuição de Bell à criação do aparelho. Segundo consta, sem os princípios anteriormente desenvolvidos pelo italiano Antonio Meucci, Bell não teria chegado à invenção do aparelho.

O telefone contemporâneo, no entanto, passou por inúmeras modificações e avanços. A primeira ligação telefônica foi realizada precisamente em 10 de março de 1876, quando Graham Bell entrou em contato com seu assistente, Thomas Watson, que estava em uma sala contígua. Um brasileiro também foi um entusiasta desta, então, nova tecnologia: Dom Pedro II.

Em uma exposição na Filadélfia, Graham Bell expôs o então novo advento tecnológico. O imperador brasileiro se encontrava na plateia e foi levado a um campo aberto a fim de travar uma conversa telefônica com o inventor. Segundo consta, Bell teria recitado o famoso verso do dramaturgo William Shakespeare, “to be or not to be?” (Ser ou não ser?, em tradução literal). Dom Pedro teria exclamado: “Meu Deus, isto fala!”

Uma reviravolta, porém, deu-se em 2002, com o que ficou conhecido como a Guerra das Patentes: o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o verdadeiro pai do telefone. O inventor italiano havia dividido um laboratório com Bell em solo estadunidense. Meucci chegou a pagar por uma patente provisória da invenção, que foi adquirida por Bell em 1876. O italiano, infelizmente, faleceu em 1889, antes de o imbróglio ter um desfecho a seu favor.

A telefonia móvel

Foi na década de 1980 que o telefone móvel foi disponibilizado comercialmente. Martin Cooper, ex-funcionário da Motorola, apresentou ao mundo o primeiro aparelho, denominado Motorola DynaTAC 8000X, em 3 de abril de 1974 (cerca de um ano após a sua criação). Entretanto, quase uma década depois o aparelho foi disponibilizado ao público.

Um tanto rudimentar, o Motorola DynaTAC tinha bateria com duração em tempo de conversação com apenas uma hora e oito horas em modo de espera. Além disso, contratar o serviço para este telefone era incrivelmente caro à época: S$ 0,40/minuto durante o pico e US$ 0,24/minuto em outros horários, além de US$ 50 mensais para mantê-lo.

Além disso, o DynaTAC 8000X tinha, pasmem, 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura. Pesava 794 g, e era capaz de memorizar até 30 números. Funcionou até 1994, quando a rede pela qual seu sinal era transmitido, a NMT, foi descontinuada.

No fim daquele decênio, em 1989, a Motorola lançou o que se tornaria a primeira ideia para o celular flip: o MicroTAC. Contava com um dispositivo de captura de voz que era dobrado sobre o teclado.

O precursor dos smartphones

Foi em 1999 que o primeiro celular BlackBerry surgiu e apresentou o teclado QWERTY, projetado para que as mensagens pudessem ser digitadas com rapidez. Com esta configuração para o teclado, era possível transmitir mensagens SMS, e-mails e páginas.

O aparelho contava ainda com um display de oito linhas, um organizador de tarefas e um calendário. O aparelho se tornou muito popular entre trabalhadores da indústria corporativa.

Mas, em 2002, surgem os aparelhos com câmera digital integrada. O Sanyo SCP-5300 foi pioneiro neste item específico. As primeiras câmeras nos celulares, no entanto, tinham uma resolução bem limitada de 640×480, zoom digital de 4x e 3m de alcance.

Tudo mudaria cinco anos mais tarde: a Apple lançaria o primeiro modelo iPhone. O aparelho contava com um teclado touchscreen multi-touch, tecnologia que permitia que usuários tivessem a sensação de manipular fisicamente as ferramentas do celular com os dedos — era possível aumentar e diminuir fotos ou folhear álbuns virtuais.

De lá para cá, a tecnologia envolvendo aparelhos móveis só cresce. Com a chegada da rede 5G, a possibilidade de se transmitir mais dados entre os aparelhos permitiu qualidades ainda maiores de áudio e vídeo. As ferramentas disponíveis para estes telefones são inúmeras. As redes sociais também se beneficiaram da tecnologia de telefonia móvel e mudaram as relações sociais e econômicas da sociedade.

Ao que tudo indica, o telefone ainda apresentará muitas mudanças e está muito longe de se aposentar.

Arte: TC / Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo