Balanço

Confira como foi a Jornada dos Idosos com o Papa no Vaticano

Encontro foi marcado por reflexões que reafirmaram a importância de cuidar dos idosos e protegê-los

Jéssica Marçal
Da Redação

Idosos de várias partes do mundo estiveram na Praça São Pedro neste domingo, 28, para o encontro de idosos e avós promovido pelo Pontifício Conselho para a Família. Intitulado “A benção da vida longa”, o encontro contou com testemunhos de vida, reflexões sobre a velhice e um encontro com o Papa Francisco.

Praça São Pedro acolheu idosos de várias partes do mundo neste domingo, 28 / Foto: Reprodução CTV

Praça São Pedro acolheu idosos de várias partes do mundo neste domingo, 28 / Foto: Reprodução CTV

No momento de diálogo com os idosos, do qual participou o Papa Emérito Bento XVI, Francisco falou da velhice como um tempo de graça, destacando o papel dos avós de transmitirem a sabedoria e a fé, herança mais preciosa. O Santo Padre não deixou, porém, de mencionar a realidade dos idosos que não têm família e daqueles que são abandonados pelos familiares.

“Quantas vezes se descartam os idosos com atitudes de abandono que são uma verdadeira e própria ‘eutanásia escondida’!. É o efeito daquela cultura do descartável que faz muito mal ao nosso mundo”, disse.

Já na Missa, Francisco deu ênfase para a riqueza do encontro de gerações, citando o exemplo da Virgem Maria, jovem que soube aprender com a sabedoria dos idosos Isabel e Zacarias. Segundo o Papa, um povo não tem futuro se não há esse encontro entre gerações, em que filhos aprendem com os pais o testemunho da vida.

Francisco entrega a uma idosa o livro dos Evangelhos / Foto: Reprodução CTV

Francisco entrega a uma idosa o livro dos Evangelhos / Foto: Reprodução CTV

Ao final da celebração, Francisco entregou a alguns idosos uma edição dos Evangelhos impressa em letras grandes. O mesmo conteúdo foi distribuído a todos os que participaram do encontro.

Encerrando sua participação no evento, o Pontífice rezou o Angelus com os fiéis. Nesta oração, ele confiou à Maria a próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, sobre família, e pediu a proteção de Nossa Senhora para todos os idosos, especialmente os mais necessitados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo