Igreja na América Latina

Conferência no México busca discutir e prevenir tráfico humano

A capital mexicana, Cidade do México, será sede a partir desta segunda-feira, 8, da Conferência Regional da União Mundial das Organizações Femininas Católicas (UMOFC), cujo tema será “O tráfico de pessoas – nosso desafio: sensibilizar, prevenir e atuar”.

O presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), Cardeal Marc Ouellet, enviou uma mensagem aos participantes, em que recorda que o Papa Francisco mencionou o problema do tráfico humano como um dos maiores problemas da atualidade na Bênção Urbi et Orbi da celebração pascal.

“Não podemos ignorar que grande parte deste flagelo social recai sobre as mulheres em situações vulneráveis, abandonadas e violentadas, sumidas na pobreza, obrigadas a se prostituírem, vítimas de situações penosas de emigração”, escreve o Cardeal, destacando o papel fundamental das associações católicas femininas na busca de soluções públicas, sociais e pastorais para este fenômeno.

A finalidade da Conferência é ajudar a conscientizar, sensibilizar e capacitar leigos, religiosos e sacerdotes, a fim de que possam participar ativa e eficazmente na prevenção do tráfico de pessoas, na assistência às vítimas e em levantar a voz para exigir das autoridades civis o cumprimentos de seus deveres.

A UMOFC é uma associação pública internacional de fiéis, reconhecida pela Santa Sé, que tem como objetivo promover a presença, participação e corresponsabilidade das mulheres católicas na sociedade e na Igreja, para realizar sua missão evangelizadora e trabalhar pelo desenvolvimento humano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo