Solidariedade

Conferência Episcopal da Guatemala pede ajuda para desabrigados

O setor de Comunicação da Conferência Episcopal da Guatemala informou sobre as condições em que se encontram vários pequenos municípios do país atingidos pelas chuvas.

Segundo o organismo, a solidariedade cristã já se colocou à disposição dos mais pobres, todavia o esforço realizado para ajudar a população não foi suficiente.

Em Puerto de San José, não sobrou um mínimo espaço de terreno seco, pelo contrário, a água do rio que corre ao lado da cidade inundou completamente as ruas. Até mesmo a estação dos bombeiros foi invadida pela água, que chegou a dezenas de centímetros, tornando impossível qualquer tentativa de socorro.

A Conferência Episcopal da Guatemala promoveu a divulgação da mensagem intitulada "Não vos canseis de fazer o bem", escrita pelo Bispo de Escuintla, Dom Víctor Hugo Palma Paúl, por ocasião da coleta especial em favor dos desabrigados de sua diocese.  

A mensagem pede a todos para que reflitam sobre as esperanças, as alegrias, as angústias e os sofrimentos de todos os habitantes da diocese, e que ajam de modo solidário.

"Além de todos os dados, que todos conhecemos, vale a pena recordar que em Puerto de San José vinte e quatro comunidades foram atingidas pelas inundações, em Iztapa, e várias comunidades em Nueva Concepción e La Gomera. As enchentes, a perda de casas e colheitas, os danos à saúde, tornam particularmente difíceis as perspectivas de vida para o futuro, sobretudo para mulheres e crianças", frisou o prelado.  

O Bispo de Escuintla recorda que todos "como discípulos missionários, devemos anunciar Jesus Cristo, e isso significa: ação solidária para com os irmãos que sofrem, estabelecer medidas de prevenção contra os desastres naturais e prever o impacto da atividade de mineração em Escuintla. Por fim, o bispo pede a todos que preparem o mês do Rosário, que é celebrado no mês de outubro, rezando pela vida e pela paz.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo