Os leigos na V Conferência

Concretizar a inserção da Igreja no mundo é missão dos leigos

Os leigos têm um papel destacado na V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que está sendo realizada em Aparecida até 31 de maio. Na história das conferências, esta se descata pelo números dos leigos.

Rodrigo Guerra do México, a socióloga Sandra Ferreira do Brasil e o antropólogo José Luis Pérez Guadalupe do Peru concordaram na necessidade do compromisso dos leigos nos diversos cenários da sociedade atual.

Nas suas intervenções, divulgadas pelo site oficial da conferência (www.celam.info), os três insistiram no fato de os leigos "tornarem concreta a inserção da Igreja no mundo e para o mundo, nas condições ordinárias da vida familiar e social, sendo chamados por Deus para santificar o mundo".

Rodrigo Guerra ressaltou algumas das linhas da vida social, indispensáveis de serem consideradas na realidade da América Latina, entre elas a distribuição da riqueza e a violação dos direitos e das liberdades civis e políticas em muitos povos.

Sandra Ferreira, por sua parte, aprofundou-se no discurso de abertura desta V Conferência, pronunciado por Bento XVI, no qual Sua Santidade salientou como na América Latina persiste ainda, infelizmente, uma mentalidade machista, ignorando a novidade do Cristianismo que reconhece e proclama a igual dignidade e responsabilidade da mulher com relação ao homem.

José Luis Pérez insistiu na urgência em despertar uma fé viva, consciente e responsável que suscite uma participação ativa dos leigos na Igreja e na sociedade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo