Dom Odilo Scherer

Conclusões de Aparecida serão colocadas aos poucos em prática

zenit.org – "A Igreja é um grande corpo e as coisas não acontecem apertando um botão", afirmou essa quarta-feira, dia 30, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, ao ser questionado sobre a implantação do documento da Conferência de Aparecida.

Aprovado essa quarta-feira pela maioria dos cerca de 140 bispos delegados presentes em Aparecida, o texto do documento conclusivo da reunião eclesial segue agora para aprovação de Bento XVI.

Sob o tema "Discípulos e missionário de Jesus Cristo, para que n'Ele nossos povos tenham vida", 266 bispos e convidados reuniram-se no Santuário de Nossa Senhora Aparecida desde o dia 13 de maio, quando Bento XVI abriu oficialmente o encontro. A reunião se encerra, hoje, dia 31.

"Como foi o Papa que convocou a Conferência de Aparecida, é ele que dá a aprovação final ao documento da Conferência", afirmou Dom Odilo.

O texto será entregue ao Santo Padre em audiência no dia 11 de junho pelo cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo de Santiago do Chile e presidente do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano). Aguarda-se a publicação oficial do texto para julho ou agosto.

Após a aprovação do Sumo Pontífice e difusão do documento, vai-se "refletir nas comunidades, nas dioceses, junto com o clero, com todas as organizações da Igreja, e pouco a pouco, as coisas vão sendo traduzidas na prática", disse Dom Odilo.

Segundo o arcebispo de São Paulo, as Conferências Episcopais de cada país estudarão a maneira de implementar as conclusões e orientações pastorais do documento.

"Nós esperamos que cada país, cada Conferência Episcopal, cada diocese possa rever a sua organização eclesial, seu planejamento pastoral, suas prioridades pastorais, agora, à luz das conclusões do documento de Aparecida".

Dom Odilo recorda que a Conferência de Aparecida não suscita nenhum tipo de mudança doutrinal na Igreja. "As mudanças basicamente são de atitudes em relação àquilo que é a missão permanente da Igreja", ressalta.

Como aspectos pastorais novos que a reunião eclesial enfatiza, Dom Odilo cita uma atenção maior quanto à presença e atuação da Igreja nas cidades e nas grandes metrópoles urbanas; a evangelização da cultura; a missão permanente; a presença e ação da Igreja no mundo da educação, seja a familiar ou nas comunidades; assim como a atitude da Igreja diante da questão da ecologia.

"Eu tenho certeza de que muitas coisas boas vão aparecer", conclui o arcebispo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo