Ecumênicos

Comunidade Taizé espera 7 mil jovens para festa de 75 anos

O evento no dia 16 deve reunir uma centena de responsáveis de Igrejas – católicos; ortodoxos; protestantes e evangélicos – e representantes de outras religiões

Da redação, com Agência Ecclesia

A Comunidade Ecumênica de Taizé (França) espera entre 6000 a 7000 jovens para a celebração de 16 de agosto “ponto culminante do triplo aniversário” que foi assinalado e vivido este ano.

Em 2015, os monges de Taizé viveram, celebraram e partilharam os cem anos do nascimento do irmão Roger (1915), os dez anos da sua morte (16 de agosto de 2005) e os 75 anos da fundação da comunidade ecumênica (1940).

“A partir de Taizé, saudamos todos os que, em todo o mundo, escolhem a esperança. Eles esperam e vivem já uma globalização da solidariedade. Com eles, gostaríamos de dar mais um passo neste caminho comum”, escreve o Prior da comunidade numa mensagem dirigida aos jovens.

O evento do dia 16 deve reunir uma centena de responsáveis de Igrejas – católicos; ortodoxos; protestantes e evangélicos – e representantes de outras religiões.

A Comunidade de Taizé destaca que preparou um “programa muito especial” para o encontro de jovens “por uma nova solidariedade” que se realiza entre 9 e 16 de agosto. A cada dia, cerca de vinte pessoas convidadas vão apresentar aos participantes a sua visão da solidariedade, em espaços temáticos.

“A humanidade atravessa um período de transição difícil e de destino incerto. Há pessoas que fixam o seu olhar nos aspectos negativos, ao ponto de perderem a esperança. Outros sabem ver novas manifestações de vida. As crises podem libertar energias de que não se suspeitava e podem juntar vontades”, acrescenta o irmão Alois, na mensagem publicada no site da comunidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo