Ecumenismo

Comunidade de Taizé abrirá missão em Cuba

O Prior Irmão Alois anunciou que em setembro, a Comunidade Ecumênica de Taizé abrirá uma pequena fraternidade em Cuba

Da redação, com Rádio Vaticano

O Prior de Taizé, Irmão Alois, anunciou neste sábado, 15, que a Comunidade Ecumênica de Taizé abrirá no mês de setembro uma pequena fraternidade em Cuba. A comunidade, localizada no pequeno vilarejo Saône-et-Loire, na Borgonha, responde assim a um convite de um bispo católico e de um seminário evangélico, enviando 10 membros à ilha caribenha.

O Prior de Taizé esteve em Cuba no ano passado. Ele contou que os jovens disseram estar muitos isolados e que insistiram para que morassem por lá. “Assim os irmãos partirão para lá. E isto, eu acho, é uma das intuições do Irmão Roger, indo somente para compartilhar a vida em diferentes continentes”.

Taizé, dez anos após a morte de Irmão Roger

A comunidade ecumênica de Taizé continua muito viva, dez anos após a morte de seu fundador, o Irmão Roger. Atualmente, são cerca de 100 os irmãos de diferentes denominações cristãs, provenientes de 30 países de vários continentes que fazer parte da comunidade, que neste ano está celebrando seu 75º aniversário e o 100º aniversário do nascimento do fundador irmão Roger.

As festividades de 15 de agosto deste ano assumiram um significado muito particular para a comunidade, pois marcam o dia exato da morte do Irmão Roger, assassinado por uma romena durante as orações da noite da Capela da Reconciliação. Morte para a qual a comunidade havia se preparado, mas não nas circunstâncias dramáticas em que ocorreu.

Leia mais
.: Comunidade Taizé espera 7 mil jovens para festa de 75 anos

Uma década após estes acontecimentos, a comunidade continua sua missão de despertar a juventude para a espiritualidade e a fraternidade. Mais de 6.000 pessoas de todo o mundo, a maioria jovens, passaram esta semana em Taizé, participando do encontro intitulado “Para uma nova solidariedade”, que termina este domingo, 16.

A comunidade ao longo dos anos adquiriu um alcance global, com casas em muitos ambientes diferentes, como Bangladesh, Brasil, Senegal, Quênia e Coréia, e em setembro, em Cuba. Os Irmãos partem para outros continentes para dedicar suas vidas às crianças de rua, prisioneiros, pessoas idosas ou que vivem na pobreza.

Após Cuba, a China

O atual Prior de Taizé, Irmão Alois (Alois Loeser), nasceu 11 de junho de 1954 na Baviera, e viveu em Stuttgart. Seus pais nasceram e cresceram na região dos Sudetos, pertencente à então Tchecoslováquia. Católico e de origem alemã, tem nacionalidade francesa desde 1984. Ele planeja um dia implantar uma comunidade na China, ‘um país que precisa de mais do que o crescimento econômico, mas que devemos ainda conhecer’.

O fundador, por sua vez, nasceu 12 de maio de 1915 em Provence, uma pequena vila suíça com atualmente 360 habitantes, localizada 800 metros acima do nível do mar, no Distrito Jura-North Vaudois.

Cardeal Kurt Koch e oração ecumênica

Às 16 horas deste domingo, 16, será realizada na comunidade uma oração em memória do Irmão Roger, reunindo uma centena de líderes de Igrejas, representantes de outras religiões e jovens de todos os continentes.

O representante do Papa Francisco será o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos. Também estará presente o Secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas, Reverendo doutor Olav Fykse Tveit, o Metropolita Emmanuel, Vice-presidente da Conferência das Igrejas Europeias (CEC), o Pastor François Clavairoly, Presidente da Federação Protestante da França, o Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa, Dom Georges Pontier, Arcebispo de Marselha e Presidente da Conferência da França Episcopal, Pastor Laurent Schlumberger, Presidente das Igrejas Protestante Unidas da França, Dom Benoît Rivière, Bispo de Autun, D. Jean-Pierre Grallet, Arcebispo de Estrasburgo, e Dom Jean-Paul Vesco, Bispo de Oran, Argélia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo