Cardeal Santos Abril y Castelló

Comissão cardinalícia do IOR tem novo presidente

Cardeal Santos Abril y Castelló foi nomeado presidente da Comissão Cardinalícia do Instituto para as Obras de Religião (IOR)

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Comissão cardinalícia do IOR tem novo presidenteO Vaticano emitiu um comunicado nesta terça-feira, 4, informando a nomeação do novo presidente da Comissão Cardinalícia do Instituto para as Obras de Religião (IOR), o “Banco do Vaticano”. Trata-se do Cardeal Santos Abril y Castelló.

Dom Castelló foi eleito pelos membros da Comissão Cardinalícia do IOR. Com base no Estatuto da Instituição, os membros dessa comissão são nomeados pelo Santo Padre para um período de cinco anos.

A comissão cardinalícia é convocada pelo cardeal presidente pelo menos duas vezes ao ano. Ela examina os relatórios sobre os principais processos de negócios e a estratégia geral, apresentada pelo presidente do Conselho de Superintendência. Ela monitora a fidelidade às disposições do estatuto e nomeia os membros do Conselho de Superintendência.

A atual comissão cardinalícia foi nomeada pelo Santo Padre em janeiro de 2014 e é composta pelos cardeais: arcebispo de Viena, Dom Christoph Schönborn; arcebispo de Toronto,  Dom Thomas Christopher Collins;  presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Jean-Louis Tauran; arcipreste da Basílica papal Santa Maria Maior, Dom Santos Abril y Castelló e pelo Secretário de Estado do Vaticano, Dom Pietro Parolin.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo