Reunião no Vaticano

Começam preparativos para Congresso Eucarístico Internacional

Até sábado, 27, acontece, no Vaticano, a reunião para preparar o Congresso Eucarístico Internacional de 2016

Da redação, com Zenit

IEC_2016Nesta quinta-feira, 25, começa a reunião para preparar o Congresso Eucarístico Internacional, que será realizado nos dias 24 a 31 de janeiro de 2016 na cidade de Cebu, nas Filipinas. Durante três dias, a Plenária do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais estará reunida no Vaticano para organizar o evento.

Membros da Comissão Pontifícia, o Comitê Local filipino e os delegados nacionais estarão presentes. Serão 73 participantes provenientes de cinco continentes: 18 da África; 16 da América (do Norte, Central e Sul); 10 da Ásia; 2 da Austrália e Oceania; 26 da Europa.

De acordo com a nota oficial, o objetivo do Congresso é “aprofundar a devoção à Eucaristia, revigorar o compromisso missionário, dar inicio às comemorações do quinto centenário da evangelização do país (1521-2021)”. Evangelização que ocorreu como resultado da chegada à costa filipina de Fernão de Magalhães, que foi calorosamente recebido por um rei nativo, que, um pouco mais tarde, se converteu ao cristianismo juntamente com sua família e seus súditos. Em homenagem a esta conversão, Magalhães deu à Rainha Juana uma estátua do Menino Jesus (Santo Niño) e erigiu uma cruz no lugar da conversão, que está na região de Cebu.

A passagem da carta de Paulo aos Colossenses, “Cristo em vós, esperança da glória” (Colossenses 1,27), irá orientar o trabalho de preparação para o Congresso. “O Cristo ressuscitado habita a história com seu mistério pascal e a Igreja – edificada sobre a Eucaristia como sacramento de comunhão e de paz – manifesta o plano de salvação de Deus através do anúncio missionário do Evangelho da misericórdia”. Disto provém o impulso missionário que hoje se faz necessário para alcançar as periferias geográficas e os socialmente marginalizados, para os quais constantemente o Papa Francisco dirige a atenção.

O Congresso Eucarístico em Cebu será o 51° da história, que começou em 1881, em Lille, na França. Por três séculos, o evento tem percorrido países de todo o planeta, se tornando uma expressão do “magistério itinerante” da Igreja.

Em 2016, nas Filipinas, a Plenária será presidida por Mons. Piero Marini, com a presença de Dom Diarmuid Martin, arcebispo de Dublin, o prior de Bose, Enzo Bianchi, o cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila, e do arcebispo de Cebu, Dom Jose S. Palma. Sábado, dia 27, após a celebração da Eucaristia na Basílica do Vaticano, os participantes da Plenária serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo