Ecumenismo

Começa hoje Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Inicia hoje, 18, e se prolonga até o dia 25, a semana européia de Oração pela Unidade dos Cristãos. Este ano, celebra-se o centenário da iniciativa promovida pelo ministro episcopaliano estadunidense Paul Wattson, celebrada pela primeira vez em 1908, na cidade de Nova York.

No Brasil, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é realizada entre a Ascensão e o Pentecostes, este ano de 4 a 11 de maio. Na Europa, o tema da semana de oração deste ano é inspirado na passagem da carta de São Paulo aos Tessalonicenses "Orai sem cessar".

Leia mais:
.: Conheça os temas para cada dia da Semana de Oração
.: Papa destaca Santo Agostinho e Unidade dos Cristãos

O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, inaugurou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na tarde desta quinta-feira. A cerimônia foi realizada na Igreja das Irmãs de Santa Brígida, em Roma, com a participação de uma delegação luterana, guiada pelo bispo luterano de Turku, na Finlândia, Kari Makinen.

Em entrevista à Rádio Vaticano o Cardeal Kasper afirmou que "estes cem anos foram muito ricos, sob o impulso do Espírito Santo. E esta semana de oração recebeu muita ajuda, porque o ecumenismo não é obra nossa, mas sim, do Espírito Santo e, sem ele, não é possível a unidade. Esta oração foi muito difundida nestes cem anos, e é celebrada em todo o mundo. Sobretudo, nos últimos anos, foram instituídas redes de oração entre mosteiros, comunidades espirituais, bispos, padres e leigos".

Segundo Dom Kasper os cristãos de hoje estão mais unidos e, recordando um pouco da história do ecumenismo, o Cardeal explicou que o "movimento ecumênico surge, em última análise, no cenáculo, onde Jesus orou para que todos fossem uma só coisa. E ecumenismo significa realizar esta oração de Jesus. O tema deste ano sintetiza todo o movimento ecumênico dos últimos cem anos. Tema que, já nos 800, muitos santos haviam anunciado: Vincenzo Pallotti, Dom Orione… Haviam sugerido esta oração pela unidade. E hoje seguimos os sinais destes grandes santos da Igreja Católica".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo