Começa hoje, 29, em Bruxelas, Bégica, o Encontro Europeu dos Jovens promovido pela Comunidade Ecumênica de Taizé.
Foram inúmeras as mensagens enviadas aos participantes, entre as quais a de Bento XVI, do Presidente da Comissão Européia, Manuel Barroso, do Secretário da Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, do arcebispo Anglicano de Cantuária e primaz da Inglaterra, Rowan Williams.
Leia mais
.: Bento XVI envia mensagem aos 40 mil jovens reunidos em Taizé
.: Encontro Europeu de Taizé se prepara para reunir 40 mil jovens
Também o Secretário Geral da Federação Mundial Luterana, Ishmael Noko, quis enviar sua mensagem aos mais de 40 mil jovens, que estarão reunidos na capital belga até o próximo dia 2 de janeiro.
"Os jovens", disse Noko, "devem ter uma posição favorável em relação ao progresso tecnológico e econômico que caminhe, ao mesmo tempo, com maior humanidade".
O Rev. Noko observa que "é doloroso constatar a rapidez com a qual maciços recursos financeiros são mobilizados neste momento de crise para sustentar os mercados financeiros e as instituições, enquanto em períodos de melhor conjuntura econômica não se encontrava nem mesmo uma parte desses recursos para eliminar a extrema pobreza no mundo".
A mensagem contém um apelo às Igrejas a fim de que se unam para promover "formas de governo capazes de melhores respostas às exigências de justiça e que, conseqüentemente, sejam dignas de confiança".
Após os encontros precedentes em Genebra (Suíça), Zagreb (Croácia), Milão (Itália), Lisboa (Portugal), e Hamburgo (Alemanha), agora o de Bruxelas será o 31º evento europeu organizado pela Comunidade de Taizé. (RL-MT)
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com