JMJ 2008

Começa a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude

Com um ano pela frente, a cidade anfitriã da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2008 aquece os motores com uma atitude que alguns chegam a chamar de "santa antecipação".

E para responder ao pedido de Bento XVI e seu predecessor, a oração está desempenhando um papel vital na série de atividades preparatórias que estão acontecendo em Sydney e outras dioceses do país.

No dia 20 deste mês, um ano antes da missa final papal, jovens e idosos se reuniram em uma das mais antigas Igrejas de Sidney, para o que o coordenador da JMJ 2008, o bispo auxiliar Anthony Fisher, definiu como "Uma hora santa de força".

O acontecimento começou com uma impressionante interpretação do já popular tema da JMJ, "Receive the Power" (Receba a força), interpretado por jovens católicos estudantes de artes cênicas.

As lágrimas saíram dos olhos de alguns dos reunidos enquanto contemplavam em uma tela a mais recente audiência de Bento XVI, sublinhando suas palavras de ânimo para a missão australiana.

Mas após algumas outras canções, a leitura da Escritura e um testemunho pessoal do ex-profissional de futebol convertido em diretor de evangelização e catequese Steve Lawrence, foi realmente Jesus na Eucaristia quem ocupou o papel central.

Como indicou Dom Fisher, a construção exata para o acontecimento destaca o desafio que Sidney enfrenta hoje.

Relatou a história da Igreja de São Patrício, que se remonta ao século XIX, quando os primeiros católicos do país tentaram obter uma concessão de terreno para uma Igreja e o governo rejeitou seu pedido. Então, o único sacerdote foi expulso pelas autoridades britânicas, deixando para trás só uma hóstia consagrada.

Mas isto não fez que os católicos australianos deixassem de testemunhar sua fé, disse o bispo. O quadro dos católicos perseguidos reunindo-se em segredo para orar foi usado para descrever aqueles primeiros dias como uma "época de catacumbas".

"Os fiéis leigos seguiram conservando e adorando a Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento durante todo um ano… até que outro sacerdote francês chegou a consumi-lo e celebrou uma Missa para eles", explicou o bispo.

Assim, voltando às raízes da fé neste continente, Dom Fisher exortou os australianos a vivenciar esta dedicação de seus antepassados e reviver a devoção à verdade e vontade de Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo