Solidariedade

Com país em crise, paróquia venezuelana oferece comida à população

Cerca de 500 pessoas, entre idosos, crianças e até mesmo famílias inteiras, se alimentam em espaço preparado por paróquia na Venezuela

Da redação, com Rádio Vaticano

2016 não foi um bom ano econômico para a Venezuela e as estimativas também não animadoras para 2017. Há crise econômica, turbulência política e descontentamento popular. Além disso, boa parte da população sofre com a falta de recursos básicos e alimentação.

Na tentativa de minimizar o sofrimento das pessoas, o padre Jesús Martínez, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, na Arquidiocese de Barquisimeto, Venezuela, organizou a “olla solidaria” (literalmente “panela solidária”). A iniciativa oferece diariamente um espaço na paróquia, onde se cozinha para as pessoas que passam fome.

“A situação no nosso país é muito crítica, e como Igreja, somos chamados a ajudar os necessitados, como Jesus nos ensina em seu Evangelho”, escreve à Agência Fides, padre Martínez. “Não é uma tarefa fácil, especialmente ter comida e pessoas que dedicam todos os dias uma parte de seu tempo a esta obra de caridade e misericórdia”. “Agora, também outras paróquias começaram a imitar esta iniciativa, porque a situação é crítica”, enfatiza o pároco.

De acordo com comunicado, na paróquia de São Francisco de Assis todos os dias se preparam cinco grandes panelas para alimentar 400, ou às vezes 500 pessoas, entre idosos, crianças e até mesmo famílias inteiras.

A experiência começou em outubro passado para pôr em prática o convite do Papa Francisco no Jubileu da Misericórdia. No início, eles eram poucos, e só havia uma panela. Em seguida, o grupo cresceu e em janeiro foi equipado um espaço e uma pequena cozinha com 2 grandes panelas.

No ambiente não é permitido tirar fotos. É exigido o bom comportamento daqueles que vão para comer, e um grupo é autorizado a levar comida porque têm parentes ou doentes em família. Em certos momentos foi também levada comida aos prisioneiros e doentes nos hospitais.

Padre Martinez conclui agradecendo a todos aqueles que, apesar da crise, expressam solidariedade e contribuem diariamente com algo para “encher” as panelas solidárias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo