Jogos Pan-Americanos

Com 10º ouro, Thiago Pereira é o maior medalhista do Brasil em Pans

O nadador Thiago Pereira igualou o recorde de Hugo Hoyama de 10 medalhas de ouro conquistadas para o Brasil em Jogos Pan-Americanos ao ganhar a prova dos 200 metros medley nesta quarta-feira, 19, em Guadalajara. No geral, o nadador soma 16 medalhas, contra 15 do mesa-tenista.

O brasileiro venceu a prova na qual é especialista com o tempo de 1min58seg07, superando o norte-americano Conor Dwyer (1min58seg64) e o também brasileiro Henrique Rodrigues (2min03seg41), medalhista de bronze.

"O tempo foi melhor do que eu esperava. No final da prova, precisei apertar o ritmo porque vi que o americano estava chegando", disse Thiago Pereira, segundo o site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

No revezamento 4×200 metros livre, a equipe brasileira, com Thiago Pereira, conquistou a medalha de prata, ficando atrás dos Estados Unidos na prova. A Venezuela levou o bronze.

Com essas conquistas, Thiago Pereira já soma seis medalhas neste Pan — quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze.

O nadador de 25 anos, que no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, conquistou o recorde de seis medalhas de ouro, levou o primeiro ouro do Brasil no México, nos 400m medley, e garantiu outra medalha dourada no revezamento 4x100m livre. Ele não nadou a final, mas esteve com a equipe brasileira nas eliminatórias.

Sua terceira medalha de ouro veio nos 100m costas, e ele também levou bronze na prova dos 200 metros peito.

No total, Thiago Pereira soma 16 medalhas após três Jogos Pan-Americanos (2003, 2007 e 2011) –10 de ouro, três de prata e três de bronze. O mesa-tenista Hoyama tem 15, sendo 10 de ouro, uma de prata e quatro de bronze.

O nadador, portanto, leva vantagem no 'quadro de medalhas' do Brasil em Pans.

        

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo