No Vaticano

Coletiva explica dinâmica do Sínodo sobre Família

Secretário-geral do Sínodo sobre família contou detalhes sobre funcionamento da Assembleia, como o uso do Twitter para divulgar informações

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Cardeal Lorenzo Baldisseri (ao centro) dá detalhes sobre a assembleia sinodal que começa neste domingo, 5 / Foto: Santa Sé

Cardeal Lorenzo Baldisseri (ao centro) dá detalhes sobre a assembleia sinodal que começa neste domingo, 5 / Foto: Santa Sé

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, concedeu coletiva de imprensa, nesta sexta-feira, 3, no Vaticano, sobre o funcionamento da 3ª Assembleia Geral Extraordinária que começa no domingo, 5. Em discussão, estará a temática familiar.

O cardeal apresentou algumas novidades desta assembleia sinodal. Uma delas é referente ao relacionamento com os meios de comunicação. O Twitter será utilizado para transmitir, em tempo real, um resumo das notícias mais importantes. Além disso, a cada dia haverá uma coletiva na Sala de Imprensa, com a participação de alguns padres sinodais, e o Boletim da Santa Sé terá as informações do dia.

Leia também
.: Casal brasileiro fala sobre participação no Sínodo da família

Dom Baldisseri recordou a particularidade deste Sínodo, que é a realização em duas etapas: uma neste ano, sobre “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”; e a segunda em 2015, na Assembleia Geral Ordinária que será sobre “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Com relação aos participantes, que já tiveram seus nomes divulgados pelo Vaticano, será pedido que não façam prevalecer o próprio ponto de vista como exclusividade, mas procurem juntos a verdade. “Não se pode esquecer que a verdade é, em primeiro lugar, a própria pessoa de Cristo, Filho de Deus e Filho do homem, e não um conceito abstrato, fruto de especulação filosófica e teológica”, declarou o cardeal.

Funcionamento dos trabalhos

Jornalistas acompanham informações sobre o Sínodo 2014 / Foto: Santa Sé

Jornalistas acompanham informações sobre o Sínodo 2014 / Foto: Santa Sé

A organização dos trabalhos terá novidades para essa assembleia. A Secretaria Geral do Sínodo pediu aos padres sinodais que encaminhem suas contribuições antecipadamente, indicando o tema sobre o qual pretendem intervir, respeitando a ordem temática. Essa ordem segue a que foi estabelecida no Instrumentum laboris – o documento de trabalho do Sínodo.

Cada Congregação Geral, na qual é discutido algum ponto do documento, será aberta com o anúncio por parte do Presidente Delegado do turno. Em seguida, haverá a intervenção de um casal de esposos auditores, que oferecerão aos padres sinodais seu testemunho de vida familiar.

ASSISTA:

Orações pelo Sínodo

Neste sábado, 4, será realizada uma vigília de oração no Vaticano pelo Sínodo dos Bispos. O Papa Francisco vai participar deste momento.

Os trabalhos dos padres sinodais serão acompanhados pela oração do povo de Deus. Na Basílica de Santa Maria Maior, alguns momentos de oração serão guiados pela Diocese de Roma. Em todo o mundo, haverá orações nos mosteiros, nas comunidades de vida consagrada, nas dioceses, paróquias e nos santuários, em especial aos dedicados à Sagrada Família.

Todos os dias, às 18h (horário local), um bispo ou um cardeal celebrará a Missa pela família. Além disso, estarão presentes as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, de seus pais, o casal de beatos Zélia e Louis Martin, e do casal de beato Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi.

A Secretaria do Sínodo publicou um breve subsídio, em diversas línguas, com a Oração à Sagrada Família para o Sínodo, composta pelo Papa Francisco, e algumas intenções propostas para a oração dos fiéis.

Leia também
.: Vaticano divulga orações pelo Sínodo sobre família

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Fonte: Arquidiocese de São Paulo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo