Vídeo

Coleta desta sexta-feira ajuda a manter Igreja na Terra Santa

Como já é costume, todos os anos, a Igreja Católica realiza em todo o mundo coletas na "Sexta-Feira Santa" para, num gesto solidário arrecadar fundos e manter os trabalhos de evangelização na Terra Santa. Desta forma a igreja desperta e promove nos fiéis cristãos o amor pela Terra Santa.

Assista à reportagem

Manter as origens cristãs, os lugares e as pessoas, é o apelo feito pelo Cardeal Leonardo Sandri para a coleta da Sexta-feira Santa.

"Grande parte da coleta da Sexta-feira Santa há muitos séculos é usada para as obras da Custódia", explica o custódio da Terra Santa, padre Pierbattista Pizzaballa.

São 65 os lugares santos mantidos pelos fransciscanos. Os freis da Custódia prestam serviço nos principais e mais importantes santuários da redenção, como a Basílica da Anunciação, em Nazaré, da Natividade, em Belém, e o Santo Sepulcro.

Na Jordânia, no Monte Nebo, o Santuário Memorial da morte do profeta Moisés é também um importante sítio arqueológico com as escavações feitas por arqueólogos do Estúdio Bíblico Franciscano de Jerusalém.

Atualmente, está em curso, um projeto para cobertura da Basílica.

Frei Pizzaballa diz que "a dificuldade dos cristãos da Terra Santa são de diferentes tipos. Estão ligadas à realidade típica da Terra Santa, com uma instabilidade política e também econômica. Existem situações diferentes em Israel e na autoridade Palestina, e até mesmo, em Jerusalém. São dinâmicas muito diferentes".

Ele salientou ainda a importância do setor educativo e o problema habitacional, é difícil encontrar casas e um lugar para construir.

Nesse âmbito, a custódia sustenta projetos habitacionais a fim de ajudar os mais pobres e solucionar o problema, fundamental, para tantas famílias.

"Os meios de comunicação hoje são essenciais e se queremos tornar conhecidas as realidades da Terra Santa, a vida dos cristãos e, até mesmo, as belezas da Terra Santa e dos lugares sagrados devemos fazê-lo através da mídia", diz Frei Pizzaballa.

É por essa razão que foi criado há três anos o Franciscan Multimedia Center – o Centro de Comunicação Franciscano em Jerusalém.

"É nossa intenção tornar conhecido aos meios cristãos, em todo o mundo, as muitas iniciativas Franciscan Multimedia Center. As belezas desta terra, como a da Semana Santa em Jerusalém, que é belíssima com a riqueza de seus ritos. Minha esperança e minha oração é para que os meios de comunicação católicos no mundo, pouco a pouco, de acordo com as possibilidades de cada um, possa coligar-se espiritualmente, mas também, tecnicamente à Jerusalém através desse Centro de Comunicação", concluiu Frei Pizzaballa.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo