Roma

Colégio Pio Brasileiro recebe visita de bispos do Brasil

O Colégio Pio Brasileiro recebeu, ontem, 23, a visita dos sete Bispos e dois Padres do Brasil que participam do Sínodo, em Roma. "Os Bispos foram convidados a um colóquio com os padres estudantes para partilhar as principais reflexões propostas durante o Sínodo dos Bispos", diz o relatório da reunião elaborado pelo Conselho de Alunos do Colégio.

O Cardeal Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, um dos presidentes delegados do Sínodo, explicou aos alunos do Pio Brasileiro a organização da Assembléia, iniciada no dia 5 com mais de 250 bispos. Ele destacou a importância das intervenções dos padres sinodais que serviram de base para as proposições a serem votadas no final do Sínodo. "No relato dos bispos era muito presente a visão ampla com a qual o Sínodo se refere à Palavra de Deus, identificando-a com Cristo e situando-a na vida e na missão da Igreja", esclarece o relatório.

O presidente da CNBB e Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, destacou a participação dos Bispos latino-americanos. "Dom Geraldo Lyrio enfatizou que os Bispos latino-americanos procuraram trazer a riqueza de suas Igrejas, evocando a Conferência de Aparecida e a vitalidade das pequenas comunidades e dos movimentos", afirma o Conselho no relatório.

Além de Dom Odilo e de Dom Geraldo Lyrio, participaram da reunião e deram seu testemunho o presidente do CELAM, Dom Raymundo Damasceno Assis; o Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o Arcebispo de Ribeirão Preto (SP), Dom Joviano de Lima Júnior; o Bispo de Petrópolis (RJ), Dom Filippo Santoro; o Bispo de Goiás (GO), Dom Eugène Rixen; o coordenador da revisão da Bíblia da CNBB e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, Padre Luiz Henrique da Silva e o professor de teologia no Seminário diocesano de Santo Amaro (SP), Padre Ari Luis do Valle Ribeiro.

O Sínodo termina no domingo, 26, com uma missa na Basílica Vaticana. Na ocasião, o papa divulgará uma mensagem final a todos os fiéis. As proposições aprovadas pelos padres sinodais serão a referência para a exortação a ser escrita pelo papa após o sínodo.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo