TRAGÉDIA

Chuvas fortes na região sudoeste do Japão deixam 40 pessoas mortas

Autoridades informaram ainda que 800 pessoas foram resgatadas e que 40 mil membros da polícia e dos bombeiros estão envolvidos em operações de resgate

Da redação, com Reuters

Trata-se do pior desastre natural vivido pelo Japão deste o tufão Hagibis, em outubro de 2019 / Foto: Reprodução Reuters

Quase 40 pessoas foram mortas com as chuvas torrenciais que atingiram a ilha de Kyushu, no sudoeste do Japão. Com as margens do rio em risco de transbordar nesta segunda-feira, 6, pela manhã, novas ordens de evacuação foram emitidas pelas autoridades.

Enchentes e deslizamentos de terra que tiveram início no fim de semana mataram pelo menos 21 pessoas. Outras 18 pessoas também podem estar mortas, embora falte confirmação das autoridades. Outras 13 permanecem desaparecidas, de acordo com o secretário-chefe de gabinete, Yoshihide Suga.

“Já resgatamos mais de 800 pessoas”, afirmou Suga. Segundo o secretário, mais de 40 mil membros da polícia e dos bombeiros, além do exército e da guarda-costeira. Além disto, as autoridades estão trabalhando na prevenção do novo coronavírus, distribuindo desinfetantes e pedindo às pessoas resgatadas que mantenham distância uma da outra.

Até este sábado, 4, 200 mil pessoas foram retiradas de suas casas, de acordo com a agência de notícias nipônica Kyodo. Essas inundações representam o pior desastre natural vivido pelo Japão deste o tufão Hagibis, em outubro do ano passado, que deixou cerca de 90 pessoas mortas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo