Resgate

China: Vinte e dois trabalhadores estão soterrados após explosão em mina

Equipe de resgate em mina de ouro na China conta com mais de 300 pessoas

Da redação, com Reuters

Mais de 300 pessoas tentam resgatar os 22 mineiros presos em mina de ouro na China./ Foto: Reprodução Reuters

Uma equipe de resgate com mais de 300 pessoas realiza, nesta terça-feira, 12, a busca pelos 22 trabalhadores que ficaram presos no subsolo de uma mina de ouro após uma explosão. A mina fica na província de Shandong, leste da China.

O acidente ocorreu às 14h de domingo na mina de ouro da cidade de Qixia, disse Sun Shufu, diretor do departamento de gerenciamento de emergência da cidade de Yantai. O governo de Yantai lançou a operação de resgate imediatamente após receber o relatório, disse ele.

“Há 22 trabalhadores presos sob a mina. Nós nos concentramos na segurança dos mineiros e estamos usando todos os meios viáveis ​​a todo custo para salvá-los. Acreditamos na vida em primeiro lugar e consideramos suas vidas como nossa primeira prioridade. Nunca desistiremos deles enquanto houver um raio de esperança. A operação de resgate está em andamento “, disse Sun.

As equipes de resgate utilizam dezenas de equipamentos no local do acidente.

“A plataforma de perfuração de grande diâmetro montada no veículo já entrou no local do acidente e começou a escavar. O tubo de perfuração atingiu cerca de 396 metros abaixo do solo. Atualmente, estamos aplicando ventilação forçada para levar ar fresco para a mina e extrair gases nocivos e fumaça para fora. Uma gaiola de mina foi soldada e montada. Os profissionais estão levando a gaiola para dentro da mina para remover os obstáculos perto do poço e resgatar as pessoas presas. Os bombeiros enviaram os dispositivos de detecção de som para 370 metros de profundidade”, afirmou.

Devido aos danos ao sistema de comunicação sofridos na explosão, as equipes de resgate não conseguiram entrar em contato com os trabalhadores presos, disse Sun.

“Há um gás venenoso próximo ao local da explosão na mina e não podemos retirá-lo completamente em um curto período de tempo. Além disso, a estrutura da mina sofreu vários danos. Portanto, a gaiola da mina e a equipe de resgate ainda não chegaram ao local onde estão os trabalhadores presos. O resgate é nossa prioridade máxima”, acrescentou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo