Crise europeia

Cerca de 119 milhões vivem em risco de pobreza na Europa

Para a Comissão de bispos europeus, o apoio aos mais pobres tem que ser prioridade para a Igreja Católica na Europa

Da redação, com Agência Ecclesia

A Comissão do Episcopado Católico da União Europeia (COMECE), concluiu nesta sexta-feira, 28, a sua assembleia plenária com um alerta a favor dos “mais pobres” do Velho Continente.

Nas conclusões do encontro, os bispos salientam que cerca de 119 milhões de europeus, quase um quarto da população no território, vivem hoje com o risco da pobreza e da exclusão social.

Para o presidente da COMECE, cardeal Reinhard Marx, o apoio aos mais pobres tem que ser prioridade para a Igreja Católica, bem como para as instituições em Bruxelas e os Estados-membros.

O cardeal recordou que o projeto europeu partiu da premissa de “dar a todos na comunidade a possibilidade de viver em paz e prosperidade”. Algo que, segundo ele, ainda não foi atingido, mas é o “principal desígnio da União Europeia”.

A assembleia plenária da COMECE incluiu contatos com a Cáritas Europa, com representante da Comissão Europeia e com as autoridades locais.

Estas conversações vão ter como resultado prático um documento que será lançado em breve, com propostas da Igreja Católica no âmbito da dignidade da pessoa humana, para que esta seja colocada no centro das medidas políticas de combate à pobreza.

Os 28 bispos que compõem a COMECE atestaram também a vontade da Comissão Europeia em reforçar o diálogo com a Igreja Católica, em matéria de política social.

Para o arcebispo de Luxemburgo, Dom Jean-Claude Hollerich, “a Europa tem de se afirmar novamente como uma comunidade de solidariedade”. “A sobrevivência do projeto europeu depende disso”, disse.

Outro tema que dominou a assembleia geral da COMECE foi a questão das migrações, com os bispos católicos a renovarem o seu apelo para a implementação de um sistema de asilo comum a toda a UE e sustentado por todos os Estados-membros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo