Ecumenismo

Católicos e ortodoxos russos estiveram mais unidos no Natal

O dia de Natal foi usado pelos líderes das duas religiões para palavras conciliatórias e de aproximação entre as duas igrejas.

O Arcebispo católico Tadeusz Kondrusiewicz de Moscovo, dirigiu-se aos fiéis ortodoxos russos durante a homília de Natal, dizendo que apesar das diferenças nos respectivos calendários litúrgicos, os católicos e os ortodoxos “partilham a alegria única de Belém”.

As palavras do arcebispo fazem referência a uma controvérsia que surgiu recentemente em Moscovo, onde católicos e ortodoxos celebram o Natal em dias diferentes. A igreja ortodoxa russa, usando o calendário juliano, celebra o Natal a 7 de Janeiro. Os católicos e os protestantes celebram o Natal a 25 de Dezembro. O arcebispo Kondrusiewicz fez votos de um feliz Natal também para os que vão celebrar a festa numa data posterior.

O patriarca ortodoxo russo, Alexis II, teve também um gesto natalício para com os católicos e outros cristãos que “celebram o Natal no dia 25 de Dezembro de acordo com um novo estilo”.

Fez a seguinte declaração pública: “De todo o coração vos desejo uma alegria radiante no Salvador que acabou de nascer, boa saúde e a ajuda de Deus no vosso importante ministério”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo