“Crise econômica e pobreza: desafios para a Europa hoje” é o tema do 3º Fórum Católico e Ortodoxo que a partir desta terça, 5, reúne em Lisboa, Portugal, membros do clero das duas Igrejas. O evento prossegue até sexta-feira, 8, e pretende refletir sobre a crise vivida na Europa procurando perceber as causas e soluções que estão além da economia.
Em comunicado publicado nesta terça-feira, o presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), Cardeal Péter Erdo, sublinha que o atual declínio econômico coloca em risco os próprios “modelos de sociedade” na Europa, mas constitui “apenas a ponta do iceberg e tem origens muito mais profundas”.
O cardeal destaca “as graves consequências negativas ético-morais” de modelos antropológicos e culturais “errados” que afetam “ambientes sociais, políticos e econômicos”.
O encontro teve início com uma sessão aberta aos jornalistas no seminário dos Dehonianos em Alfragide, Amadora, mas os próximos dias do evento serão privados, com a publicação de um comunicado no final dos trabalhos.
De acordo com a programação, na quarta-feira, às 19h (hora local), haverá uma oração ecumênica no Colégio do Bom Sucesso, em Lisboa, aberta ao público. E na quinta-feira, 7, os participantes estarão na Missa de Corpus Christi, na Sé de Lisboa. A Celebração será presidida pelo Cardeal-patriarca, Dom José Policarpo, às 11h30 (hora local).
A lista de participantes ortodoxos integra prelados de patriarcados e dioceses da Península Ibérica, Grécia, Rússia, Romênia, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Sérvia, Geórgia, Albânia e Chipre. Da Igreja Católica, além do presidente da CCEE, participam arcebispos e bispos da Alemanha, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia-Herzegovina, Escócia, Espanha, França, Itália, Rússia e Ucrânia.