Itália

Católicos e ortodoxos defendem valores da família

Foi concluído ontem, 14, em Trento, norte da Itália, o primeiro Fórum católico-ortodoxo promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa sobre o tema da família. Desde a última quinta-feira expoentes católicos e ortodoxos se confrontaram sobre o compromisso em defender os valores da família diante das mudanças históricas e culturais na Europa nas últimas décadas.

O comunicado final do Fórum diz que a família "não é uma prisão criada por Deus", mas, uma instituição que deveria ser "uma encarnação do amor desinteressado, um instrumento pedagógico para compreender Deus como comunhão e amor". Para oferecer uma voz comum sobre o valor da família às Igrejas católica e ortodoxa da Europa, os participantes adotaram um texto comum, o Documento de Trento.

Falando sobre a importância do encontro do arcebispo da diocese russa de Minsk-Mohilev, Dom Tadeusz Kondrusiewicz afirmou que pela "primeira vez, os representantes da Igreja católica e os representantes das Igrejas ortodoxas na Europa se reuniram para discutir o tema da família". Este tema, acrescentou o arcebispo, diz respeito não somente aos católicos mas também aos ortodoxos, e na realidade diz respeito a todo o mundo porque tudo depende da família.

Qual família teremos? Pertuntou-se Dom Kondrusiewicz. "Dessa resposta, dependerá qual mundo teremos. E o nosso compromisso é o de ajudar as famílias de hoje. O encontro desta semana foi mais um passo ecumênico e mais um passo para salvar a célula principal da sociedade, de cada sociedade", finalizou.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo