A Igreja nos Estados Unidos celebrará no próximo dia 6 de outubro o “Domingo do Respeito à Vida”, que dará início a todo um mês de reflexão e oração sobre o primeiro dos direitos humanos, fundamentado na dignidade dos seres humanos como filhos de Deus. O lema selecionado pelos bispos para este ano é “Abram seus corações para a vida”, que foi explicado em uma declaração oficial feita pelo Cardeal Sean O'Malley, Arcebispo de Boston (EUA) e Secretário da Comissão Episcopal para as Atividades Pró-Vida.
“O que significa abrir nossos corações para a vida?”, questionou o cardeal. “Significa buscar em nossas almas e nos darmos conta de nossa mais profunda necessidade do amor de Cristo. Apesar de sermos capazes de cometer pecados contra a vida humana, como o aborto, o suicídio assistido e a eutanásia, não estamos além da misericórdia de Deus”. Por esse motivo, o Cardeal O'Malley motivou a conhecer e compartilhar com os outros a certeza do perdão de Deus para quem se arrepende sinceramente de seus atos.
O Cardeal exortou os católicos americanos a darem testemunho do Evangelho da Vida e a evangelizarem com a própria vida. “Todos os membros da Igreja podem levar a salvação ao mundo, levando a beleza da vida humana e a misericórdia infalível de Deus”.
“Nós podemos ser chamados para ajudar os pais a aceitar o feto como um milagre da criação de Deus, para visitar os idosos ou aqueles que estão enfermos a orar e jejuar pela vida, para voltarmos aos nossos funcionários eleitos ou ajudar nos esforços educacionais em nossas paróquias”, disse ainda o arcebispo de Boston.
O Cardeal O'Malley confiou esta campanha à intercessão da Santíssima Virgem e de São José, “modelos de virtude e santidade que deram tudo de si para acolher a Jesus em suas vidas, apesar das dificuldades”.