Mensagem do Papa

Casais cristãos proclamam o amor em meio à secularização

O matrimônio e a família estão hoje rodeados por uma atmosfera de crescente secularização. Neste contexto, os casais cristãos proclamam, sobretudo com a vida, “as verdades fundamentais sobre o amor humano e sobre o seu significado mais profundo”. Foi o que salientou o secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone.

Em nome do Papa Bento XVI, o secretário de Estado, enviou nesta segunda-feira, 23, uma mensagem aos participantes do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora. O encontro que reúne os casais que participam do movimento acontece de 21 a 26 de julho, em Brasília e reúne cerca de 7.500 pessoas vindas de várias partes do mundo.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem do Papa – Encontro Internacional das Equipes de N. Senhora

O cardeal lembra que o movimento nasceu de uma clarividente intuição pastoral do Servo de Deus Henri Caffarel. "O Movimento incentiva os seus membros a beberem constantemente nas fontes da graça do sacramento do matrimônio e a participação na Eucaristia dominical”, salienta Cardeal Bertone.

Diálogo sincero e periódico

O secretario ressalta ainda que os casais devem manter periodicamente um tempo de diálogo sincero, num clima de escuta mútua, onde os problemas e os assuntos relevantes para a vida de casal devem ser discutidos.

"O diálogo sincero e constante entre os esposos é essencial para evitar que surjam, cresçam e endureçam incompreensões que, infelizmente, muitas vezes acabam em rupturas insanáveis que já ninguém ajuda a consertar", destacou o cardeal.

Por isso, enfatiza Dom Bertone, os casais devem cultivar este valioso hábito de sentar-se um ao lado do outro para falarem e se ouvirem, para compreenderem um ao outro sempre de novo no meio das surpresas e dificuldades do longo caminho.

“Sua Santidade Bento XVI convida os casais cristãos a serem ‘o rosto sorridente e doce da Igreja’, os melhores e mais convincentes arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé, dom de Deus oferecido com largueza e generosidade a todos, para que possam encontrar a cada dia o sentido da sua vida”, conclui o secretário do Papa.

Assista reportagem de Thayara Martins

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo