Um ano depois do tsunami

Cáritas renova seu compromisso com a Ásia

“A resposta da Caritas Internationalis ao tsunami salvou vidas, deu esperança e ajudou a prevenir a violência e o ataque de epidemias. Foi um sucesso, mas ainda há muito trabalho a ser feito para garantir àqueles que foram atingidos um alojamento adequado, meios de subsistência seguros e paz, para que cada um possa crescer a própria família sem temores.”

É o que afirma o Presidente da Caritas Internationalis, Denis Viénot, ilustrando os resultados do compromisso da Caritas há um ano do tsunami e apresentando o opúsculo intitulado “Reconstruir comunidades, restituir vidas e renovar a esperança depois do tsunami”.

O Presidente explicou: “A Caritas faz parte da sociedade local; e assim, quando se deu o tsunami, já algumas horas depois os membros da Caritas local levaram gêneros de primeira necessidade aos sobreviventes”. O restante da Confederação respondeu em seguida, fornecendo especialistas em alojamentos, alimentação, saúde e desenvolvimento das comunidades, além de fundos.

Quase meio milhão de pessoas recebeu assistência da Caritas durante a fase inicial de emergência. No total, os membros da Confederação contribuíram com cerca de 450 milhões de dólares, compreendidas as ingentes doações de membros não somente da Europa e da América do Norte, mas também da América latina, África, Oceania e Ásia.

Os resultados concretos do amor pela vida

A Caritas levou à Índia alimentos e bens de primeira necessidade a 118 mil famílias, construiu 3.000 alojamentos temporários, forneceu a 7.500 pescadores a assistência necessária para poder voltar à autonomia econômica, e ofereceu formação profissional a 8.000 pessoas.

Em Sri Lanka, a Caritas ajudou 24.000 famílias durante a fase de urgência, forneceu material escolar para 17.000 estudantes, reparou 37 escolas, forneceu barcos, motores e redes a cerca de 3.000 trabalhadores na indústria da pesca, e tem em fase de construção 16.000 alojamentos.

Na Indonésia, mais de 250.000 pessoas receberam ajuda da Caritas em todo Aceh, 25.000 pessoas receberam serviços médicos em Banda Aceh, onde foi concluída a reestruturação do hospital e de dois ambulatórios de saúde, enquanto outros 11 estão em fase de construção.

A Caritas ofereceu fornecimento hídrico a 74.000 pessoas e organizou programas de reabilitação de traumas para 25 mil pessoas, comprometendo-se a realizar 20.000 alojamentos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo