Ajuda humanitária

Caritas planeja ações de apoio para população do Oriente Médio

Presidentes e diretores da Caritas do Oriente Médio estão reunidos até quarta-feira para planejar ações de apoio às populações da região

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Caritas Internacional reúne a partir desta segunda-feira, 15, até quarta-feira, 17, os presidentes e diretores da Caritas do Oriente Médio para refletir sobre o planejamento das próximas ações de apoio às populações da região.

“O Oriente Médio está em crise, as instituições de caridade estão sobrecarregadas pelas necessidades crescentes, enquanto os recursos diminuem”, disse o secretário-geral da Caritas Internacional, Michel Roy. Ele também destaca como o encontro no Palácio São Calisto visa criar as bases para uma colaboração com outras organizações da Igreja Católica, a fim de promover a paz.

As maiores crises que a Caritas está enfrentando no Oriente Médio referem-se à Sìria, Iraque e Gaza, informou Roy. Ele disse que a crise síria tem tido graves consequências para os países vizinhos e que a Caritas está ajudando na Jordânia, Líbano e Turquia.

“As respostas nestes países estão concentradas na área da saúde, da busca de moradia, no fornecimento de alimentos e assistência social. Desde o início da crise, ajudamos 900 mil pessoas afetadas pela emergência na Síria; no que se refere a Gaza, 16 mil pessoas; e no Iraque, 13 mil pessoas”.

As ações de ajuda a esses países são organizadas, segundo Roy, de forma bilateral: ajudando a Caritas nacional ou através dos apelos da Caritas Internationalis. “Nossa missão – de Caritas Internationalis – é coordenar o trabalho da Caritas no local de atuação e facilitar a resposta da Igreja Católica a essas graves crises humanitárias”.

Leia mais
.: Cáritas lança campanha de emergência para Gaza
.: Bispos pedem ao Papa vigília de oração pelo Oriente Médio 
.: Oriente Médio: “Cristãos são como rebanho no matadouro” 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo